01 ABR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Horário estendido em duas EMEI’s inicia esta semana

Na tarde de quinta-feira (28), o prefeito de Carazinho, Renato Süss, a secretária de Educação, Eloísa Dreyer e parte da equipe da secretaria, apresentou o projeto "Horário estendido, fim de tarde divertido". Essa foi uma das propostas de campanha da atual administração, cujo objetivo é atender as crianças da Educação Infantil após o horário normal das atividades, ou seja, estendendo-o até às 18h30min. A elaboração do projeto iniciou ainda no mês de fevereiro e passou por diversas etapas. O início das atividades será esta semana. "Queremos promover a socialização e interação entre crianças de diferentes idades, estimular a leitura, desenvolver a coordenação motora, entre outras atividades que além de aprendizagem, também proporcionem o lazer às crianças" , explicou a secretária adjunta, Liseara Guimarães. Durante o trabalho de planejamento e levantamento de dados, Eloísa disse ter se surpreendido com a baixa procura pelo horário estendido. Das 13 EMEI's do município, a necessidade do horário estendido ficou assim:

EMEI Esperança - zero

EMEI Dr. Ataídes Osório Conceição - zero

EMEI Santa Rita - zero

EMEI Kênia Setti - 1

EMEI Arthur Milton Arnold - 2

EMEI Padre Gildo - 2

EMEI São Lucas - 2

EMEI Santa Isabel - 5

EMEI Carolina Dal Castel - 7

EMEI Fernando Ari Moehlecke - 7

EMEI Princesinha - 7

EMEI João XXIII - 9

EMEI Loreno Albuquerque Graeff - 12

Com o número de necessidade maior, as duas EMEI's contempladas com o horário estendido são as escolas EMEI Loreno Albuquerque Graeff, 12 e EMEI João XXIII, nove. Conforme Eloisa, o benefício pode ser ampliado, assim que surgir a demanda. Por se tratar de turmas mistas, com crianças de várias faixas etárias, o trabalho pedagógico será diferenciado, com várias oficinas práticas, entre elas, "no balanço da dança eu danço", "momento da meleca", "que personagem sou eu?", "cineminha com pipoca" e "brincadeiras da vovó". Conforme o prefeito Renato Süss, este é mais um passo que está sendo dado pela Educação no municípo. "A educação é o fundamento de uma sociedade melhor. Podemos ter esperança de uma sociedade melhor através da educação", assegurou o prefeito. Conforme Eloisa, em junho será feita uma avaliação sobre o andamento do projeto piloto, diagnosticando assim, a necessidade de se aumentar o número de EMEI's atendidas até às 18h30min.

Autor: Jenifer Schmidt