28 MAR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal de Carazinho oferece formação continuada aos professores e gestores

Aconteceu na noite de quinta-feira (21), no Laboratório de Informática da EMEF Prof. Francelino Dorneles, o primeiro encontro presencial do módulo Competências Básicas do Programa Nacional de Formação Continuada à distância nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE - Formação pela Escola. O programa, desenvolvido pelo MEC/FNDE, em parceria com a UNDIME-RS e as Secretarias Municipais de Educação, visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Entre os programas do FNDE, destacam-se: PNAE (alimentação escolar), PTE (transporte escolar), PLi (Programas do Livro), FUNDEB, PDDE (Programa dinheiro direto na escola). O programa destina-se à capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos Municipais e Estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade e está organizado em módulos, cada um de 40 horas, com dois encontros presenciais. Conforme a tutora presencial do programa no município, professora Viviane Harnisch Neuhaus, esse primeiro módulo, denominado Competências Básicas, está sendo realizado por um grupo de 27 pessoas, entre professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. O próximo encontro do grupo será no mês de abril e em maio novas turmas serão abertas, visando à capacitação do quadro de profissionais da rede, em busca da excelência em educação e cultura, eixo norteador da atual Administração Municipal. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), pelo telefone 3331-2633, com a tutora Viviane.

Autor: Jenifer Schmidt