01 MAR 2013
SEC. SAÚDE
Secretário e diretor vão em busca de recursos para a Saúde

Estiveram na capital do estado, Porto Alegre, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o secretário municipal de Saúde, Ânderson Kurtz, e o diretor administrativo, Patrick René. Na capital, iniciaram o itinerário de audiências e reuniões, pela Assembleia Legislativa do Estado, onde estiveram reunidos com a deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB), a qual recebeu das mãos do secretário e do diretor administrativo alguns pleitos da Secretaria Municipal de Carazinho. A parlamentar afirmou durante a reunião, que não medirá esforços a fim de fazer tornar realidade os pleitos da saúde para o município e que estará cada vez mais próxima da administração, colaborando em tudo que possível. Ainda na Assembleia Legislativa, estiveram reunidos também com a deputada estadual Ana Affonso (PT), que manifestou seu apoio à Saúde do município, colocando-se também a disposição da Secretaria. Seguindo a série de audiências, secretário e diretor, estiveram em audiência com a Dra. Laura Londeiro, diretora adjunta do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), onde foram pautados assuntos relacionados as Vigilâncias em Saúde de Carazinho, onde firmou-se por parte da CEVS, a intenção da construção de um Laboratório de Análise para a Vigilância Epidemiológica do município. Conforme o secretário"foi a primeira de muitas boas surpresas para a saúde de Carazinho, ter um laboratório próprio para realizar a análise do vetor da dengue, é de fundamental importância", salientou. Outra audiência de grande importância, foi realizada na Secretaria Estadual de Saúde, com o secretário de Estado, Ciro Simoni, o secretário de Estado adjunto, Elemar Sand, o coordenador adjunto da 6a Coordenadoria Regional de Saúde, Arani Paiva e o chefe de gabinete da deputada Zilá Breitenbach, Giovani Luzzatto, onde foram colocados em pauta algumas reivindicações do município de Carazinho com relação à saúde pública. Da reunião, com a chancela do secretário de Estado, a liberação de uma ambulância de suporte básico e um aparelho de ultrassonografia para o Centro de Especialidades Médicas - (CEM). Segundo Kurtz,"conseguir garantir este pleito junto ao Estado, é um presente de inicio de mandato para administração municipal, mas principalmente para os usuários do Sistema Único de Saúde, vez que Carazinho possui uma única ambulância", afirmou. O próximo passo é a elaboração do processo de solicitação a ser desenvolvido em parceria com a 6a Coordenadoria de Saúde, apreciação do mesmo pela CIR, e a compra do veículo e do aparelho de exame para o município por parte do Estado, o que já foi chancelado pelo secretário Ciro Simoni. Finalizando o itinerário de audiências e reuniões, Kurtz e René estiveram na cidade de Canoas com a secretária municipal de Saúde do município da região metropolitana, a fim de conhecer a forma de agendamento de consultas através de sistema informatizado e telefônico. Na avaliação do vice-prefeito, Elbio Esteve, é preciso ir em busca dos recursos onde eles estão, "Esse é apenas o início, ainda ha muito que se fazer na saúde em Carazinho, mas é preciso correr contra o tempo. Não podemos mais ficar esperando que as coisas caiam do céu, é preciso ir buscar, fazer acontecer", salientou.

Autor: Jenifer Schmidt