18 JAN 2013
Prefeito visita obras de estação dos leitos de secagem e tratamento de esgoto

Na manhã de sexta-feira (18), o prefeito Renato Süss, acompanhado do vice Elbio Esteve, secretário de planejamento, Roberto Klein, diretor administrativo da Fundetec, Sérgio Lauxen, o coordenador operacional da Corsan, Rudney Cracco e o Chefe da Corsan, Unidade de Carazinho, Sandro Jacob Loureiro, estiveram visitando as obras de estação dos leitos de secagem e a estação de tratamento de esgoto. A obra da estação dos leitos de secagem é financiada pela Caixa Econômica Federal, custará R$1.950.000,00 e será concluída até o final deste ano. No local, serão construídos três leitos de secagem, cada um com capacidade de 248 metros cúbicos de água e um reservatório para recalque de água com capacidade de 200 metros cúbicos. Conforme Rudney Cracco, no local, a água vai ser decantada e devolvida para a estação de tratamento a fim de ser reaproveitada. "Essa obra vai diminuir a captação de água junto ao Rio da Várzea, já que ela será reutilizada e fazendo com que haja uma diminuição no custo do tratamento. Ela sairá daqui dos leitos, volta para a estação onde será feita a floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e volta para abastecer as residências", explica Cracco. Já na obra de estação de tratamento de esgoto, a próxima etapa será a parte final da obra com a instalação das bombas. Ainda em janeiro, a empreiteira vai apresentar um cronograma da obra que deve ser finalizada no meio do ano. O custo está previsto em R$ 6.000.000,00, conforme Loureiro.

Autor: Jenifer Schmidt