07 JAN 2013
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Equipe do Palavra em Ato apresenta Projeto para secretária

Na manhã de sexta-feira (04), a equipe do Projeto Palavra em Ato reuniu-se com a secretária de assistência social, Thaíse Albuquerque para apresentar o Projeto que está em andamento desde 2010. Conforme Marcus de Ávila, integrante desde o início do projeto, o objetivo é oportunizar a inserção dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e também adolescentes da dimensão preventiva em atividades que contribuam para seu desenvolvimento pessoal e social, a fim de buscar a garantia do acesso a direitos e a ressignificação de valores na vida social desses jovens. A assistente social, Daiane Conrado da Silva, integra o projeto desde 2011. Segundo ela, mesmo diante das dificuldades com a falta de pessoal, os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto foram satisfatórios. "Queremos melhorar ainda mais nos próximos anos", revelou Daiane.

Os participantes do Palavra em Ato são 75% do sexo masculino. As idades dos adolescentes são entre 12 e 15 anos. Atualmente cerca de 90 jovens estão cumprindo medidas socioeducativas no município.

Segundo os organizadores, os resultados obtidos com o desenvolvimento do mesmo são a motivação dos adolescentes para os estudos, redução do envolvimento em atos infracionais, ressignificação dos valores da vida em sociedade, interesse dos adolescentes em discussões reflexivas, entre outros. A secretária de assistência social demonstrou interesse em dar seguimento ao Projeto. "Precisamos achar formas para motivar uma maior participação dos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas ao projeto. Orientadores sociais poderão contribuir com o trabalho. A nossa intenção é dar sequência e acompanhar de perto a ação dos profissionais", revelou a secretária.

Marcus de Ávila afirma que atualmente nas políticas públicas trabalham-se mais medidas curativas, sendo que a preventiva seria bem mais interessante. "Se trabalharmos desta forma, teremos menos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas", garante.

Além de Marcus e Daiane, também participam do projeto Daniela Wermaier e Werner Linck.

As atividades que estão sendo desenvolvidas são: oficina de politização social, oficina de língua estrangeira, oficina de informática, acompanhamento social, orientação para inserção no mercado de trabalho, oficina de xadrez.

Autor: Jenifer Schmidt