23 OUT 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Aluna da Rede Municipal é premiada em projeto do MPT

A Secretaria Municipal de Educação (SMEC), aderiu no início deste ano, ao Projeto “Resgate à Infância” promovido pelo Ministério Público do Trabalho de Passo Fundo, que teve por objetivo a prevenção e o combate ao trabalho infantil.

Por meio de uma capacitação, foram designadas duas escolas piloto para a implantação do projeto na Rede Municipal de Ensino: a EMEF Pres. João Goulart e EMEF João XXIII, que colocaram em prática a formação que obtiveram, atingindo aproximadamente 80 alunos. Nessa parceria, as orientadoras educacionais realizaram as formações com os professores das turmas, a entrega de cartilhas aos estudantes e repassaram as orientações pedagógicas acerca do tema em questão. A partir daí foram desenvolvidas diversas atividades em sala de aula, das quais foram selecionados alguns dos trabalhos literários das escolas para participarem do “Prêmio MPT na Escola 2018”, a nível Estadual com o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”.

Dois trabalhos da EMEF Presidente João Goulart foram selecionados para concorrer ao prêmio e desses, a aluna do 7º ano, Andriéli da Silva Tavares, sob a orientação da professora Joice Bonatto Dickel, destacou-se e conquistou o 2º lugar na categoria Conto, sob o título: “Lugar de criança é na escola”. A iniciativa do MPT atingiu mais de 190 escolas e mil turmas em 2018.

Nessa conquista a aluna foi premiada com um tablet, mochila, kit escolar e medalha; a professora recebeu um tablet e uma medalha, e a escola recebeu um Mini Projetor.

Segundo o secretário de Educação Lucas Gabriel Lopes, além dos presentes, o maior prêmio recebido pelos alunos, foi a possibilidade de discussão nas escolas acerca de um tema tão importante para a construção de cidadãos melhores em nossa sociedade. “Aderimos esse projeto do Ministério Público do Trabalho neste ano e estamos orgulhosos por trazer a premiação para Carazinho. Acima do prêmio, está a conscientização realizada pelos alunos e professores, trabalhando a questão da produção textual e o conto na sala de aula”, disse o secretário.

Os prêmios foram entregues na tarde desta terça-feira (23), na EMEF João Goulart.