29 OUT 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Educação recebe materiais do Programa Saúde na Escola

O Prefeito Milton Schmitz, acompanhado do secretário de Educação Lucas Gabriel Lopes, da secretária de Saúde Anelise Almeida e do vereador Erlei Vieira, esteve na tarde quinta-feira (25) na EMEF Eulália Vargas Albuquerque- CAIC para conhecer os Escovódromos que chegaram para o município por meio da secretaria de Saúde, provenientes do Programa Saúde na Escola - PSE do governo federal.

O CAIC é uma das 12 escolas, sendo 10 municipais e duas estaduais, que fazem parte do programa dando cobertura a aproximadamente 3mil alunos, desde Educação Infantil ao Ensino Médio.

Além dos escovódromos integram os materiais:

- 1 jogo da memória gigante com dicas sobre saúde bucal para os eventos .

- 5 jogos de tabuleiro alusivos à saúde bucal, tb para as feiras de saúde

- 15 macro modelos da evolução da cárie e doença periodontal para os 14 ESF poderem fazer instruções de Higiene bucal.

- 15 livros infantis com histórias de saúde bucal para crianças menores,

- kit com 5 DVDs para eventos onde as crianças são menores

- Brindes com tatuagens de dentinhos e lápis com o dentinhos na ponta para as crianças que participarem dos eventos que tiverem os dentistas do município

- kits que serão entregues para as crianças com escova, pasta de dente e fio dental para que possam usar os escovódromos todos os dias.

Conforme a responsável pelo PSE Cibele Soliman, o Programa que existe no município desde 2013 é uma política Intersetorial do Ministério da Saúde e da Educação, cujo principal objetivo é de cooperação entre a Rede de Atenção Básica de Saúde e de Educação para promover ações de prevenção, promoção e avaliação da saúde dos educandos da rede pública do município.

Também estiveram presentes no momento a equipe diretiva da escola, coordenadoras e diretoras da secretária da Saúde e os pequenos alunos.

Neste programa são trabalhados vários eixos temáticos que compreendem os assuntos de maior interesse aos escolares, como alimentação saudável, prevenção a violência, educação sexual, prevenção ao uso de drogas, tabaco e álcool, prática de atividade física, saúde bucal, controle da cobertura vacinal entre outros.

No ano de 2018 a principal atenção está sendo dada ao controle da Obesidade Infantil, sendo que os recursos recebidos do programa foram empregados para compra de materiais para as escolas que incentivam a prática diversificada de atividade física, além de escovódromos para que seja dada uma atenção especial a saúde bucal das crianças.

Com empenho das duas secretarias de Saúde e Educação o programa já se concretiza no município e, com certeza, será um diferencial na vida dos educandos preparando adultos saudáveis e multiplicadores de informações.

Também estiveram presentes no momento a equipe diretiva da escola, coordenadoras da secretária da Saúde e os pequenos alunos.