29 OUT 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Trabalhando a cultura empreendedora

A EMEF Castelo Branco vem ao longo do ano desenvolvendo diversos projetos educacionais.

Refletindo a cultura empreendedora na escola e estimulando o protagonismo juvenil, que engloba a cooperação, a sustentabilidade ambiental, a cidadania e a ética, foi implantada na EMEF, uma nova consciência de trabalho, despertando as habilidades e conhecimentos para transformar alunos em empreendedores de sucesso, profissionais qualificados e competitivos para o cada vez mais concorrido mercado de trabalho.

De acordo com a diretora da escola, Admilsa Aparecida Maria, foi com esse objetivo que surgiu a ideia de um projeto para despertar o trabalho em equipe e o incentivo à criatividade.

A supervisora escolar Simone Beffart, explica que em maio, os alunos dos anos iniciais começaram as ações do projeto com desenhos e nomes para o produto a ser produzido (sabonete artesanal). Os alunos do quinto ano, produziram artesanato com rolinhos de jornal: cestas, bandejas e porta-copos. No final de maio, foi a vez dos alunos dos anos finais iniciarem o preparo de seus produtos: camas de cachorro com pneus velhos e sabonete líquido. Em julho, os alunos iniciaram a produção dos sabonetes, bem como a escolha do nome do produto “Castelo de Flores”, criado pelo aluno Rafael Ozelame de Lima, e a arte com maior destaque, elaborada pela aluna Julia Pimentel, ambos alunos do primeiro ano.

A escola funciona por meio da construção da cidadania, espaço em que estudante tem capacidade de tomar decisões e também levar em conta os anseios do coletivo. Por isso, tudo o que se projeta e o que se constrói está constantemente articulando-se com a compreensão da realidade estudantil.

Dessa forma, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco é um lugar no qual as pessoas podem dialogar, pensar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes, um espaço onde há oportunidade para criar, colaborar, discordar e transformar.