05 NOV 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Formando cidadãos criativos e empreendedores

A IMED formou na tarde da última quinta-feira (1º), mais uma turma de alunos do Projeto Letramento em Programação, durante o “Tech Oscar”.

Aproximadamente 650 estudantes de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de 12 cidades da região receberam seus certificados de conclusão em cerimônia pública que ocorreu no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo.

De Carazinho foram quase 60 estudantes entre os módulos I e II que receberam seus certificados.

A iniciativa, que é desenvolvida desde 2016 pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a IMED, tem por objetivo desenvolver habilidades para os cidadãos do século XXI, como fluência tecnológica, criatividade, resolução de problemas complexos e empreendedorismo, usando como vetor o pensamento computacional.

O secretário municipal de Educação, Lucas Gabriel Lopes, comenta a importância de mais essa etapa concluída, no projeto do qual o município faz parte: “Nós estamos muito felizes e satisfeitos com os resultados alcançados dentro desse projeto, tendo em vista que o estímulo à criatividade, à inovação e ao trabalho em equipe, vem ao encontro do eixo do empreendedorismo que trabalhamos junto as nossas escolas da rede municipal de Carazinho. Agradecemos a oportunidade de sermos parceiros da IMED nesse programa, queremos que ele tenha continuidade junto aos nossos alunos e professores, e parabenizamos a todos os formandos por mais essa etapa concluída. Que os estudantes possam aproveitar ao máximo essa oportunidade que foi dada, e que possam contribuir cada vez mais no avanço desse projeto”, destaca o secretário.

Em 2018, o programa atendeu estudantes das cidades de Carazinho, Coxilha, Ernestina, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva e Tapejara, desde o 4º ano até o 9º do Ensino Fundamental.

Atualmente o programa ocorre em escolas públicas de redes parceiras do instituto, que escolhem participar da iniciativa. As atividades de Letramento em Programação são realizadas por educadores das próprias escolas, que participam de formações e ações de acompanhamento com a equipe do Instituto Ayrton Senna.

Fotos: Francine Tiecher / Comunicação IMED