13 NOV 2018
Escola é destaque em projeto inovador de Aquaponia

A EMEF Getulio Vargas é pioneira na região em um projeto diferenciado que proporcionou aos alunos e professores, desenvolverem na escola uma sistema de Aquaponia Familiar.

O projeto tem como professoras responsáveis Camila Besold (ciências naturais); Vanessa Santos (matemática). Elas explicam que as duas disciplinas podem se utilizar de atividades práticas que propiciem ao educando a aplicação do que é trabalhado em sala de aula.

Conforme Camila, a Aquaponia é uma técnica inovadora de cultivo de peixes e hortaliças consorciadas, na qual se mantém a água circulando entre os tanques de peixes e a área hidropônica num ciclo fechado, sem troca de água, sem geração de efluentes para o meio ambiente e com as plantas recebendo os nutrientes das sobras de ração e excretas dos animais.

Entre as vantagens deste sistema de produção, destacam-se a redução de 90% do uso de água, produtividade de peixes até 20 vezes maior que a piscicultura tradicional, baixo impacto ambiental, diminuição no desperdício de ração, produção de hortaliças livres de fertilizantes químicos ou agrotóxicos.

Assim, a implantação desse modelo de produção em escala familiar na EMEF Getúlio Vargas permitiu aos alunos e comunidade escolar a aprendizagem de uma forma de produção de proteína animal de alto valor nutricional e hortaliças de qualidade com sustentabilidade ambiental.

Além disso, os alunos puderam estudar de forma prática e interpretar vários processos biológicos trabalhados nas aulas de ciências, desenvolvendo uma consciência sobre a importância de tipos de produção de alimentos ambientalmente amigáveis e sustentáveis.

Outra vantagem desse projeto é o trabalho de educação fiscal que será desenvolvido na hora da venda dos alimentos produzidos. Será trabalhado a importância social dos tributos e sua correta aplicação, o desenvolvimento da consciência fiscal, tanto quanto direito bem como dever de todos os cidadãos e a fiscalização e combate a sonegação.

O secretário de Educação Lucas Gabriel Lopes, acompanhado de sua secretaria adjunta Lucimara Monteiro conheceram na escola o projeto que está sendo desenvolvido. “É impressionante este sistema de Aquaponia, principalmente pela sustentabilidade e alternativa de produção”, disse o secretário.

A diretora Sônia   Severginini, destaca que a escola buscou inovar. “É um projeto complexo que envolve conhecimento técnico e que trouxe resultados excelentes para os alunos e comunidade escolar”, reconhece.

O aluno Joao Gabriel Tavares de Toledo reafirma as palavras da diretora. O projeto de Aquaponia para ele, é uma forma de conhecimento único. “Gostei bastante de participar porque ensina que devemos cuidar muito do meio ambiente. A Aquaponia é um meio sustentável de cultivo de peixes e hortaliças”.