14 NOV 2018
Projeto de Lei Orçamentaria apresentado em audiência pública

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para o ano de 2019 foi apresentado na tarde de terça-feira (14) à comunidade em Audiência Pública realizada em conjunto entre o Poder Executivo e Poder Legislativo, na Câmara de Vereadores, pelo secretário da Fazenda e Arrecadação, Adroaldo De Carli.

Conforme o secretário, o próximo ano contará com um orçamento de R$ 242,5 milhões, R$ 120.536 mais que em 2018, que contou com uma receita corrente de pouco mais de R$ 242,3 milhões. Parte deste incremento deverá vir de emendas parlamentares , que devido ao período eleitoral estavam estagnadas e dos contribuintes que deverão quitar suas dívidas com o município estimulados por programas de incentivos.

O valor foi atualizado, para o exercício de 2019, conforme Demonstrativo de Compatibilidade do Orçamento com as Metas Fiscais estabelecidas na LDO, será destinado a 15 órgãos/ secretarias sendo que a secretaria de maior orçamento será da Saúde, com R$ 59,6 milhões seguida da Educação, com previsão orçamentária de R$ 48 milhões.

Em relação as despesas para 2019 o recurso será aplicado em Despesas Correntes: R$ 220.586.800, Despesas de Capital R$ 6.998,200 e Reserva de Contingência R$ 14.915,000.

De Carli ressalta ainda, que a intenção é encerrar o ano com um superavit, assim como aconteceu de 2017 para 2018 quando a administração tinha em caixa uma reserva de segurança de R$ 5 milhões.

Estiveram presentes na audiência, além de um pequeno publico, o vice-prefeito Fernando Sant’Anna de Moraes, equipe da Fazenda, o Presidente da Câmara Márcio Hoppen e vereadores.

O Projeto de Lei Orçamentaria deve ter sido protocolado nesta quarta-feira (14) pelo Executivo na Câmara de Vereadores para ser votado até dia 15 de novembro.