06 DEZ 2018
Mais de 1.500 pneus  recolhidos do Ecoponto

Na última semana, o foram recolhidos do Ecoponto, pela empresa Reciclanip responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração de onde serão encaminhados ao destino final, 280 pneus de caminhão e 1.420 pneus de carro.

Os pneus são deixados no Ecoponto, espaço localizado na secretaria de Obras, por borracharias e estabelecimentos que comercializam pneus, que estejam cadastradas no DEMA.

A estimativa é que o município produza mais de 25 toneladas de pneus usados mensalmente.  Chegam no Ecoponto cada mês, em média, 2mil pneus de vários tamanhos, todas as terças e quintas-feiras, que são os dias de recebimento.

Conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente – DEMA da secretaria de Desenvolvimento, Camila Huning, é obrigação da Indústria, pelo sistema de logística reversa, dar destinação adequada aos pneus inservíveis, já sem condições de uso. Este serviço não gera custos para o município.

A diretora destaca    importância do Ecoponto.  “Se não tivermos uma destinação correta, os pneus acabam sendo jogados em sangas e em outros locais inapropriados”.   Acrescenta ainda que as pessoas que tiverem interesse em utilizar o pneu para produção de hortas, floreiras e outras finalidades decorativas, podem retirar no Ecoponto.

O Ecoponto é uma parceria entre a secretaria de Obras e o DEMA e tem a frente o coordenador do Meio Ambiente Edir Chitolina.