18 DEZ 2018
SEC. AGRICULTURA
Trabalhando em parceria

Na semana passada (14), o secretário municipal de Agricultura Aldrin Keyser, acompanhado da vereadora Janete Ross de Oliveira, de servidores da secretaria e voluntários, realizou mais uma etapa de trabalho relacionado ao “Projeto Mãos na Terra, Vamos Plantar”. A atividade aconteceu no bairro Oriental.

O projeto é uma parceria da vereadora Janete com a Secretaria de Agricultura e também conta com apoio da Emater e EEPROCAR. Trata-se da implantação de hortas comunitárias em terrenos ociosos de propriedade do município, utilizando-os de maneira inteligente e evitando acúmulos de lixos.

Etapas do projeto

A primeira etapa é à escolha do local; a segunda, a escarificação do solo do terreno; a terceira, a colocação de encanteirador para formar canteiros e após, a adubação dos canteiros.

Conforme Aldrin, para a realização da próxima etapa, o grupo vai aguardar alguns dias de chuva para o material aplicado reagir no solo e logo após, um mutirão será realizado junto à comunidade do bairro para fazer o transplantio das mudas aos canteiros, bem como se estudará uma maneira de cercar os locais. “Esse trabalho piloto está sendo realizado no bairro Oriental e a ideia é expandir o projeto para demais locais da cidade”, destacou o secretário.

A vereadora Janete agradeceu a parceria da Secretaria de Agricultura, observando que as hortas serão de todos e para todos, sendo que o mais importante é que a comunidade local poderá colher próximo de sua casa, legumes, verduras, saladas e chás, dentre outros.