11 FEV 2019
DEP. MEIO AMBIENTE
Município lança Programa Carazinho Mais Sustentável

Na manhã desta segunda-feira (11), aconteceu no gabinete do prefeito Milton Schmitz, o lançamento do Programa Carazinho Mais Sustentável, que tem o objetivo principal de promover a mudança de ação e pensamento da população carazinhense, relacionado às questões ambientais, especialmente dentro da sustentabilidade, envolvendo os resíduos sólidos e limpeza urbana, consumismo, respeito pela natureza e pela cidade em si.

Além disso, o programa visa também desenvolver a postura crítica construtiva da comunidade com base no conhecimento formado por ações pontuais do executivo, dentro dos eixos da sustentabilidade, bem como mobilizar comunidade carazinhense para que busque a informação relativa aos mais diversos temas ambientais, e também proporcionar a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade ambiental, construindo uma quebra de paradigmas negativos em relação à sustentabilidade, dentre outros.

Na ocasião do lançamento, o programa foi apresentado aos secretários municipais, representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, universidades, setores ligados à saúde, meio ambiente e imprensa.

Conforme o prefeito Milton Schmitz, esse programa é de extrema importância, já que a partir dele, faremos uma reeducação ambiental no município. “A educação começa pelas crianças, e nós estamos fazendo a nossa parte. Esse programa será desenvolvido a curto, médio e longo prazo, e certamente, haverá uma diferença muito grande na nossa cidade assim que colocarmos em prática”, destacou.

O vice-prefeito Fernando Sant”Anna de Moraes reiterou as palavras do prefeito, acrescentando que em ações como essa, o executivo demonstram um cuidado também com as futuras gerações.

Para a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA), Camila Hüning, o programa Carazinho Mais Sustentável será de muitos resultados positivos, já que além das secretarias que irão se envolver na prática, o programa também conta com apoio da imprensa, dos poderes públicos e da comunidade de uma forma geral. “Atualmente, aqui em Carazinho, com uma população de aproximadamente 65 mil habitantes, geramos 12 mil toneladas de resíduos por ano. Precisamos diminuir esse número de forma considerável, e para isso, contamos com o apoio de todos. A mudança começa por nós”, finalizou.

A UPA, parceira do Município nesse programa, vai disponibilizar Ecopontos de Medicamentos que serão distribuídos em diversos locais.

Ao final do lançamento do programa, foi servido aos convidados suco natural oferecido pelo Granola’s.

As ações de desenvolvimento do programa devem iniciar nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas no DEMA. Telefone: (54) 3330-1459.