22 FEV 2019
DEP. MEIO AMBIENTE
Árvores e flores no lugar do lixo. Adote esta ideia

Aconteceu na tarde de quinta –feira (21) no bairro Cantares, uma importante ação do Projeto Carazinho Mais Limpa que busca conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos.

A ação desenvolvida pelo Departamento de Meio Ambiente DEMA da secretaria de Desenvolvimento, em parceria com as secretarias de Obras, Educação, Geral de Governo e Planejamento, buscou identificar no bairro pontos de depósitos irregulares de lixo, fazer a retirada do material e revitalizar o local. Foram trabalhados dois pontos.
Um deles localizado na Rodovia (RS142), próximo à entrada do bairro, onde segundo moradores o descarte de sofás, madeira, galhos, geladeira e todo o tipo de resíduo é frequente.

A secretaria de Obras fez a retirada dos resíduos limpou o terreno e no local foram plantadas mudas de arvores, flores em pneus e colocado uma placa com a frase “ Não jogue lixo neste local. A mudança começa por você! ”

“ Temos a força da comunidade que quer essa área limpa. A ideia é fazer com que a população entenda que terrenos baldios, praças e margens de rodovias não são locais para depositar resíduos. Além da limpeza estamos visitando as residências, distribuindo material informativo sobre o descarte correto. ”, explica a diretora do DEMA Camila Hüning.

Em outro ponto do bairro, um Corredor Verde com muitas árvores, tem servido também de local para descarte inadequado de lixo.
Próximo a EMEI Leonel de Moura Brizola, os pequenos alunos participaram da ação proporcionando mais motivação e alegria a atividade.

O secretário de Desenvolvimento, Dêninson Pauletto Da Costa, a secretária de Planejamento Vanderlize Girardello, o secretário Geral de Governo em exercício, Cesar Salles, o secretário de Obras, De Loreno Estevão, Departamento de Comunicação, o vereador Gilson Haubert, presidente do bairro Cantares e alguns moradores do bairro, participaram ativamente desta primeira ação.

O prefeito Milton Schmitz, um dos incentivadores e apoiadores mais assíduos do projeto destaca que as ações serão frequentes e devem abranger todos os bairros da cidade. Todas as secretárias da administração estão envolvidas no projeto que integra o Programa Carazinho Mais Sustentável.