12 ABR 2019
SUS é tema da 8ª Conferência de Saúde

A secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram nesta sexta-feira (12), no auditório da Ulbra Carazinho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.
O tema desta oitava edição do evento foi Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS.

A programação aconteceu em dois períodos. Na parte da manhã, a secretária Anelise Almeida fez a abertura destacando a importância da conferência como um momento de opinar e se pensar saúde. “ É importante que tenhamos o apoio popular. Enquanto gestores não decidimos nada sozinhos , precisamos do aval da população.” disse referindo-se as produtivas pré conferencias que aconteceram nos bairros e de onde foram elencadas demandas da população para a saúde.

O prefeito Milton Schmitz ressaltou que são enormes as demandas da saúde assim como os desafios. “ Cuidar da saúde das pessoas é o que tempos de mais importante . O trabalho que está sendo feito em Carazinho tem sido gratificante e os resultados estão chegando. Abrimos a UPA mesmo diante das adversidades . Encaramos nossos desafios ”.

O tema da conferência foi abordado pela enfermeira da 19 º Coordenadoria Regional de Saúde Nair Schuch. falou a uma plateia atenta composta por profissionais da saúde , lideranças de bairro e estudantes enfermagem.

A tarde acontece os trabalhos as Salas Temáticas relacionados aos eixos temáticos:

➡️ Saúde como direito

➡️ Consolidação dos princípios do Sistema Único de
Saúde (SUS)
➡️ Financiamento adequado e suficiente para o SUS

Está previsto também a escolha de dois delegados para participarem da Conferência Estadual.

Estiveram presentes também, além dos funcionários , acadêmicos da Ulbra, o secretário de Desenvolvimento Dêninson Costa, o presidente do conselho Municipal de saúde, Darci Guimarães e o vice presidente do Conselho, Irineu Graebin e o diretor da Ulbra carazinho, Gilmar Maroso.