24 ABR 2019
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Audiência Pública debate produção de etanol no estado

O secretário municipal de Desenvolvimento Dêninson Costa, acompanhado do empresário carazinhense Henrique Leonhardt participou na última semana, de uma audiência pública em Porto Alegre que discutiu a ampliação da produção de etanol no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, o deputado Elton Weber (PSB), coordenador da audiência pública propôs a formação de um grupo de trabalho na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa para que, num prazo de seis meses, seja viabilizada a criação de um programa que estabeleça uma política de estado para a produção do etanol.

Durante o encontro, foi apresentado um projeto em fase preliminar, o Proetanol/RS, que indica viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para expandir a produção, especialmente com o etanol amiláceo, feito a partir de grãos e tubérculos, como a batata, triticale, sorgo e arroz gigante.

Em sua fala, Dêninson reiterou que o Rio Grande do Sul precisa do apoio da Assembleia Legislativa para manter o Decreto Estadual Nº 50348/13, que acrescenta um inciso relacionado aos estabelecimentos industriais produtores de etanol, no valor correspondente a 48% do incremento real do ICMS gerado pelo estabelecimento beneficiado. “Com o desconto de ICMS de 48%, a usina que queremos instalar em Carazinho será viável e poderemos ter etanol a R$ 2,40 o litro, e ainda, a usina poderá comprar dos produtores: milho, triticale e batata-doce, que servirão para a produção do etanol. Estamos muito felizes, porque esse empreendimento vai colaborar no desenvolvimento e progresso de várias áreas não só em Carazinho, afinal, poderemos produzir até 11 milhões de litros de etanol por ano”, explicou o secretário.

O debate também contou com a participação dos deputados Aloísio Classmann (PTB), Fábio Branco (MDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Frederico Antunes (PP) e Capitão Macedo (PSL).