15 MAI 2019
SEC. SAÚDE
Nota de esclarecimento da Secretaria da Saúde

A Secretaria de Saúde do Município de Carazinho vem a público esclarecer a situação da falta de medicamentos e do depósito localizado no Bairro São Lucas.

Em recente matéria publicada pelo Jornal Diário da Manhã, abordou-se a falta de medicamentos vivenciada pelo Governo do Estado. Ressalta-se que o foco da reportagem envolveu a lista dos fármacos cuja responsabilidade do fornecimento é estatal e não do município. Esclarece, também, que Carazinho, ao receber a medicação do Estado, apenas dispensa aos usuários para que estes não precisem se deslocar até Porto Alegre ou Passo Fundo. Desta maneira, cabe pontuar que os medicamentos que foram alvos de publicações, não têm relação com os medicamentos disponibilizados pelo Estado, que, neste momento, não está realizando a disponibilização para os municípios.

Diante da reportagem, manifestações nas redes sociais apontaram um suposto descaso do município com medicamentos e demais insumos e documentação localizados em um antigo posto no Bairro São Lucas. Neste sentido, a secretaria explica que o local, interditado pelos bombeiros desde fevereiro, apenas acondiciona equipamentos descartados pela administração que estão aguardando o destino correto.

O local também sofreu um arrombamento na tarde de terça-feira (14), sendo que a fechadura do local havia sido trocada sem autorização da Secretaria da Saúde, o que acabou inviabilizando o trabalho de retirada dos materiais.

A Secretaria ressalta que grande parte do material já foi retirado do local e o restante será destinado corretamente nos próximos dias.