28 MAI 2019
DEP. MEIO AMBIENTE
Carazinho presente no XIX Encontro da Rede de Unidades de Conservação

Nos dias 23 e 24 de maio, aconteceu em Santa Maria o XIX Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul, com a promoção do município de Carazinho, por meio do Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz (Secretaria-Executiva da Rede), Universidade de Passo Fundo e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente Camila Hüning, participou da atividade.

A rede, que foi criada em 2008 (tendo o PNMJAXC participante desde sua criação), possui como um dos seus objetivos, estabelecer um processo permanente de troca de informações e experiências entre as unidades de conservação, realizando reuniões anuais e buscando fortalecer as Unidades de Conservação do estado, por meio do suporte técnico e pela troca de experiências.

O encontro

O gestor do Parque Natural Municipal dos Morros, geógrafo Guilherme da Rocha e sua equipe, após uma manhã de troca de experiências, guiou os participantes da atividade em uma visita à UC anfitriã, concluindo o dia com um delicioso piquenique.

Ainda na ocasião, os técnicos da SEMA /Dbio, qualificando tecnicamente o evento, fortaleceram o sistema de áreas protegidas. A engenheira florestal Caroline Mallmann, realizou uma apresentação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, evidenciando suas relações com o Parque Natural Municipal dos Morros, e o biólogo Cassiano Oliveira, gestor da APA Rota do Sol, realizou sua palestra, sendo que na sexta-feira, ministrou oficina sobre Sinalização de Trilhas, dentro do sistema brasileiro de sinalização de trilhas de longo curso, com a participação do técnico ambiental Dennis Patrocínio.

Para a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente Camila Hüning, o encontro foi muito importante para o fortalecimento da rede que vem recebendo novas UCs a cada encontro, pois, proporcionou, além da qualificação técnica, a troca de experiências entre os participantes. Sendo que quanto maior o entendimento, melhor será a gestão das unidades de conservação no RS e, consequentemente, ampliando o envolvimento da comunidade do processo de conservação da natureza tão necessário atualmente.

O próximo encontro acontecerá em novembro no Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo, também tendo como Secretaria da Rede o PNM João Alberto Xavier da Cruz.

Presenças

Estiveram presentes representantes dos municípios de Itaara, Passo Fundo, Urupema, Mato Castelhano, São Francisco de Paula, Ibarama, Barracão, Sarandi, Caçapava do Sul, Santa Maria e Carazinho, além da UPF, UFSM, SEMA/DBio, Brigada Militar/Polícia Ambiental, Grupo de escalada Bandeirantes da Serra e apoiadores das áreas protegidas.