07 JUN 2019
E você, o que tem feito pela natureza?

Cuidar do Planeta não pode ser mais encarado como modismo ou apenas um discurso bonito. A atenção e o zelo pela natureza tornou-se uma necessidade para a conservação da espécie humana.

Essas palavras representam a essência do III Fórum de Sustentabilidade e Conservação da Natureza, evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento por meio do DEMA e que contou com a presença aproximada de 150 pessoas entre estudantes, profissionais da área e representantes de universidades, nesta quinta-feira (06) no auditório do SESC.

A atividade proposta, alusiva às Comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu em 05 de junho, contou com três palestras.

Na parte da manhã o Analista Ambiental da FEPAM/Passo Fundo, Emerson Couto Rocha falou sobre os CORREDORES ECOLÓGICOS na CONSERVAÇÃO da BIODIVERSIDADE e a professora da Universidade de Passo Fundo Claudia Petry, com experiência na área de agronomia com ênfase em paisagismo, agroecologia e horticultura ornamental e medicinal, abordou o tema: FELICIDADE, LONGEVIDADE e SUSTENTABILIDADE.

No período da TARDE o assunto trabalhado foi PERMACULTURA como FERRAMENTA de DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL, SOCIAL e ECONÔMICO ministrada pelo Bioconstrutor e Permacultor, Clairton da Silva (JAPPA).

Como avalia a diretora do DEMA, Camila Hüning, o município despertou para a consciência ambiental e isso é perceptivel pelas discussões geradas durante o dia. “Estamos pensando e vivendo cada dia mais de forma sustentável”, reconhece.

Outro ponto ressaltado nos debates é que o planeta não suporta mais o homem. O momento para mudanças é agora!

Osparticipantes ficaram encantados com as palestras, um momento único de reflexão. Destaque também para a apresentação do representante da área ambiental da Nestlé que falou sobre os projetos ambientais da empresa .