13 JUN 2019
Uma Experiência Transformadora

A visitadora do Programa Primeira Infância Melhor / Programa Criança Feliz (PIM/PCF) de Carazinho, Elaine Nara Soares Müller, única do PIM no Estado a ganhar o 8º PRÊMIO SALVADOR CELIA. Ela integrou a equipe do Rio Grande do Sul que durante 4 dias esteve no Amazonas conhecendo o trabalho desenvolvido pelo PIM no norte do país.

O Prêmio Salvador Celia objetiva valorizar boas práticas no cuidado com a Primeira Infância é uma homenagem ao reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Fizeram parte da comitiva, a coordenadora adjunta do Programa Criança Feliz do RS, Carolina Drugg; a Agente Comunitária de Saúde de Cruz Alta, Ernestina de Fátima Berta além da visitadora Elaine Nara Soares Müller, estas duas últimas ganhadoras do Prêmio Salvador Célia.

A técnica estadual do PIM, Sandra Nique e o responsável pela Saúde Indígena do RS, Guilherme Müller, também foram ao Amazonas conhecer os bons resultados do PCF.

A equipe, segundo Elaine, passou por uma experiência transformadora.

Na oportunidade a visitadora que é enfermeira, conheceu município de Careiro da Várzea, localizado a 28 Km da capital Manaus, com população aproximada de 30mil habitantes e cujo acesso por via fluvial permite conhecer o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Para Elaine, essa foi a viagem dos sonhos “Minha imaginação não conseguiu ir tão longe e pensar tudo o que vivi em Manaus e Careiro da Várzea”, disse. Para a visitadora, a experiência foi enriquecedora . “A ideia de intercâmbio foi um diferencial nesta premiação, pois oportunizou ao visitador ter uma experiência de trabalho e de vida maravilhosa. Os desafios da visitação domiciliar no município de Careiro da Várzea, com comunidades rebeirinhas, são únicos”, comentou.

A Primeira Dama secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz destacou a importância do Prêmio recebido e a experiência vivida pela visitadora Elaine.

“Com certeza foram momentos únicos de conhecimento e troca de experiência. Uma conquista que serve de exemplo e motiva ações transformadoras que engrandecem a administração municipal e levam o resultado positivo de nossas ações a um reconhecimento além do nosso estado”, afirma Andréia.