02 JUL 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Mais melhorias para a educação infantil do município

Com o intuito de buscar ainda mais melhorias para a educação infantil de Carazinho, o Poder Executivo tem como objetivo a construção de um novo prédio para EMEI Arthur Milton Arnold, localizada no bairro Santa Terezinha. A estrutura da escola que hoje atende 86 crianças encontra-se em mau estado de conservação, com rachaduras, goteiras e problemas na instalação.

O prefeito Milton Schmitz explica que inicialmente o plano da administração era a reforma da sede atual, mas ao identificarem a situação em que se encontra a estrutura, foi decidido pelo Planejamento a construção de um novo prédio. Segundo o prefeito, para a nova edificação o Executivo utilizará de recursos próprios, caso não consigam alguma emenda ou recurso liberado.

A diretora da EMEI Arthur, Lisiane Bandeira, em nome da equipe escolar, alunos e famílias agradece o prefeito Milton Schmitz e o secretário municipal de Educação, Lucas Gabriel Lopes pelo olhar atencioso em relação a estrutura física da escola. “A escola é o espaço que nossos alunos ficam quatro a dez horas do seu dia, então é preciso que seja um lugar seguro e aconchegante. Estamos muito felizes e a expectativa para a construção do prédio é grande”, ressalta.

Dentro das melhorias para a educação infantil, também está previsto a construção de uma EMEI completamente nova, que será localizada no bairro Floresta homenageando a falecida secretária municipal de Educação, Sandra Citolin.

O prefeito Milton relata que tem pressa para a construção da nova escola. “A EMEI Sandra Citolin gerará aproximadamente 120 vagas. Temos urgência na construção dessa, pois é onde há mais necessidade e carências de vagas na creche.”

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Vanderlise Girardello, o engenheiro da pasta definiu cerca de 15 dias para a licitação da construção da nova EMEI do bairro Floresta.

O desafio para o momento, de acordo com o prefeito, é encontrar uma empresa que entregue a escola finalizada até fevereiro ou março do ano de 2020, para que possa ser encaixada no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Profissionais da Educação – Fundeb. “Se a inauguração acontecer em fevereiro ou março, conseguimos colocar no Fundeb do ano que vem e de 2021, assim, o futuro prefeito receberá recurso para aquela EMEI. Se não conseguirmos, vamos ter que bancar um ano a mais de Fundeb, então, não podemos atrasar”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin