06 JUL 2019
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
DEMA é parceiro: conscientização ambiental nas escolas

O Departamento Municipal de Meio Ambiente – DEMA, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, levou a Fábrica de Brinquedos para mais uma escola do município na última quinta-feira (04). Desta vez, foram os alunos dos oitavos anos da EMEF Eulália Vargas Albuquerque – CAIC que puderam prestigiar a atividade promovida pelo projeto DEMA é parceiro.

A ação propôs aos alunos a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, desenvolvendo a consciência sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente dos educandos.

A professora de matemática da EMEF, Letícia Ramos Lampert, falou sobre a importância da oficina do DEMA é parceiro oportunizar um novo ciclo de vida aos materiais, encontrando uma nova utilidade para eles. “Acredito que essa modalidade de atividade, na qual o aluno participa ativamente da construção de sua aprendizagem, é realmente o que estamos buscando para uma nova educação. Objetivando formar cidadãos críticos, participativos na comunidade e conscientes da realidade em que estão inseridos”, destacou.

Conforme a diretora do Departamento, Camila Hüning, os brinquedos são confeccionados com carinho e dedicação pelas turmas que estão encerrando seus ciclos na escola, para posteriormente serem entregues como um presente aos alunos das séries iniciais.

"A confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis proporciona o resgate de brincadeiras que não são mais tão conhecidas como o vai-vem, bilboquê, elástico, móbile, entre outros, de uma forma lúdica e consciente. Demonstrando que com criatividade, os resíduos podem ser reutilizados, e com isso, cada um pode contribuir com o planeta", explicou Camila.

A ocasião contou também com um bate-papo informal, onde a estagiária Andresa Bergoli pôde falar com os alunos sobre sustentabilidade, consumo consciente e ciclos de vida.

Esteve acompanhando as atividades, além da professora Letícia, a professora de língua portuguesa, Deisi Daiane Gehrke.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin