15 JUL 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
II Congresso Nacional de Educação fortalece laços e aborda novas perspectivas

“Protagonismo na Educação: novas perspectivas, saberes e entendimentos” é o tema do II Congresso Nacional de Educação que iniciou nesta segunda-feira (15) no auditório da UPF Carazinho e se estenderá até amanhã.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SMEC, a abertura do evento contou com um momento cultural proporcionado pelo coral da Rede Municipal de Ensino, regido pelo professor Flávio Daniel Kolling e o programa Pinóquio, coordenado pela professora Jaqueline Daudt, que encantou a todos com a declamação de poesias de textos de Mário Quintana e Raul Seixas.

Após a belíssima apresentação, o secretário da SMEC, Lucas Gabriel Lopes, falou em seu pronunciamento sobre a grande fase vivenciada pela educação municipal.

“Estamos num momento muito diferente, especial e feliz. Quando trabalhamos o protagonismo na educação e novas perspectivas, é porque estamos vislumbrando um futuro diferente e cada vez melhor para nossas crianças e jovens”, assegurou Lucas.

O prefeito Milton Schmitz, ressaltou o orgulho dos professores e equipes diretivas pelo trabalho e esforço em função de uma educação que preza por valores pessoais, éticos e o respeito.

“Tenho acompanhado a educação do nosso município de perto, e a cada momento eu percebo o envolvimento, o carinho e dedicação de cada um de vocês. É um desafio que não é fácil, pois somente por meio da educação que conseguiremos um país melhor. Agradeço a todos vocês, pelo rumo que a educação está trilhando em Carazinho”, parabenizou.

A palestra da manhã, voltada para professores e equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino foi realizada pelo professor mestre em Literatura, Anderson Novello, que abordou o tema “A arte da escutatória: a escuta de si, do outro e do mundo”.

Na parte da tarde, a programação contou com o espetáculo “Retrato” da Cia de Teatro Luz e Cena e a palestra ministrada pelo professor, Paulo Afonso Bregolin de Azevedo, com o tema “NeuroCultura e Educação: Mitos e Verdades”. Esteve presente na ocasião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz.

Além do prefeito, secretário Lucas, professores e equipes diretivas, marcaram presença na abertura do evento, a equipe da Secretaria Municipal de Educação; presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Harnish Neuhaus e a secretária municipal da Saúde, Anelise Almeida.

Programação

Na terça-feira (16), a partir das 08h30, os professores do Ensino Fundamental, Apoio Educacional Especializado – AEE, equipes diretivas das EMEFs e segmentos acompanham na UPF Carazinho a palestra “Como será o trabalho do professor na sala de aula com a BNCC”, coordenada pelo professor Mauro Trojan. E na parte da tarde, a palestrante Marléa Ramos Alves, explanará sobre o tema “O que nós de Carazinho podemos pensar com a Base Nacional Comum Curricular? O que queremos com a Educação?”.

Para professores, diretores, coordenadores da Educação Infantil, CEMAEE e Brinquedoteca, também na terça-feira no auditório do Sesc, na parte da manhã a psicóloga escolar e clínica infantil, Rosicléia Teixeira Pauletti, abordará o tema “Desenvolvimento Infantil: a criança de 0 a 3 e de 4 a 5 anos de idade”. No período da tarde, a palestra “O ambiente e a estrutura, os espaços da escola! O que isso tem a ver com as interações, a aprendizagem e o bem-estar das crianças?”, também será ministrada pela psicóloga escolar e clínica infantil, Rosicléia Teixeira Pauletti.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin
15/07/2019