09 AGO 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Reunião trata de atividades de incentivo às práticas educativas no turno inverso

Em reunião na manhã desta sexta-feira (09) no Ministério Público (MP) de Carazinho, o prefeito Milton Schmitz esteve reunido com o promotor Paulo Estevão; juiz Bruno Massing de Oliveira; autoridades da Polícia Civil e Brigada Militar; representantes de escolas do estado e município; equipe da secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadoras do CREAS e CRAS Floresta e Ouro Preto; representantes da Eletrocar e TW Transportes para tratar de atividades extrasclasses para alunos de Carazinho.

O objetivo do encontro é por meio de parceria entre Executivo e MP incentivar crianças e adolescentes com ações que contribuam para o seu desenvolvimento social, como a prática ao esporte, participação de projetos, entre outras atividades. Reforçar com práticas educativas o impedimento destes jovens à entrada no universo de atos ilícitos e resgatar quem pode estar nesse mau caminho.

Em sua fala, o promotor Paulo Estevão, expôs um comparativo da educação do passado e antigos valores em relação às novas gerações que, hoje, adotam uma postura dominante diante aos seus professores e ocasionam o sentimento de frustração e impotência da escola. Com isso, o promotor sugere um desafio às escolas, com a promoção de atividades que possam ocupar os estudantes no turno inverso.

“É importante esse resgate do ambiente de respeito, disciplina e autoridade do professor dentro das escolas. Atualmente a família tem se desestruturado e isso tem refletido dentro da comunidade escolar, por meio de comportamentos inadequados”, explica o promotor.

O prefeito Milton Schmitz agradeceu a iniciativa do MP e falou sobre a necessidade de construir uma sociedade mais consciente e fomentar mais oportunidades pela frente, sejam no sentido do esporte, da música ou outras áreas. “O desafio é grande, mas estamos juntos nessa caminhada. É muito importante estendermos os nossos braços e nos unir em busca da construção de um Carazinho melhor”, ressalta o chefe do executivo.

Na oportunidade, o prefeito destacou que o MP desafiou o Executivo no momento certo, em que a administração municipal está com o projeto “Carazinho Mais Esporte e Educação” aprovado junto à Lei de Incentivo ao Esporte (Pro-Esporte). O projeto que será implementado em breve no município terá suas ações executadas pela Fundação La Salle com o apoio da Eletrocar e TW Transportes, que serão patrocinadores.

Carazinho Mais Esporte e Educação

Inicialmente, o projeto atenderá cerca de 600 vagas, as quais terão acesso a oito modalidades esportivas no turno inverso. De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Gabriel Lopes, é um projeto que vem para agregar a todas as redes da educação de Carazinho.

Neste primeiro momento, a secretaria está na fase de compra de equipamentos e de contratação de profissionais. As atividades serão iniciadas nas próximas semanas.

O projeto vem de encontro a parceria entre Executivo e Ministério Público, sendo que, oferece atividades no contra turno escolar. A atividade aliará educação e esporte para oferecer aos estudantes opções de atividades extras, com a intenção de prevenir a criança ou adolescente de estar em ambientes suscetíveis a drogadição, crimes e outros meios de vulnerabilidade social.

“É muito importante estarmos juntos nesse movimento. Agradeço o prefeito Milton pelo apoio incondicional ao nosso projeto”, agradeceu.

O promotor Paulo Estevão encerrou a reunião com a ressalva aos educadores. “Precisamos de vocês na linha de frente, queremos que acreditem na nossa proposta. Vamos formar cidadãos a partir dessa estratégia, mostrar que a disciplina leva a bons resultados, não podemos deixar a oportunidade passar”, finalizou.

O encontro ainda contou com a presença dos secretários de governo, primeira-dama Andréia Schmitz (Desenvolvimento Social), Lucas Gabriel Lopes (Educação) e Jorge Dutra (Geral de Governo), além do procurador jurídico do município, Gustavo Viapiana.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin