23 AGO 2019
SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conferência de Assistência Social fortalece luta pelos direitos do SUAS e da democracia

A XI Conferência Municipal Democrática de Assistência Social de Carazinho, evento promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMASC e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou na manhã desta sexta-feira (23) no Patronato Santo Antônio.

O tema abordado neste ano é “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O objetivo principal da ação é fortalecer a luta coletiva em defesa dos direitos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e da democracia, contra a singularidade em defesa do amplo direito à participação na construção e efetivação das políticas públicas.

Participaram da abertura do evento, o prefeito Milton Schmitz; primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz; presidente do CMASC, Aline Zirbes; secretários Jorge Dutra (Geral de Governo) e Sandra Denise Bandeira (Educação); presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber; vereador Fábio Zanetti; coordenador da educação básica, Lúcio Martins Pinto; secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho, Michele de Morais; servidores dos equipamentos do Desenvolvimento Social e usuários da pasta.

Inicialmente, a presidente do CMASC, Aline Zirbes, iniciou o evento ressaltando que neste ano a conferência traz um novo modelo, com o intuito de convidar e não convocar. “Hoje estamos nesse processo democrático para ouvir vocês, lutar pelas nossas políticas e dos usuários. Nosso objetivo é fazer uma reivindicação para que a nossa política continue cada vez mais ativa, que os nossos direitos e de vocês, usuários dos programas de assistência, sejam mais evidenciados e respeitados”, explanou.

A secretária Andréia Schmitz falou sobre a vontade de fazer sempre o melhor pelos usuários da secretaria. “Nós adequamos todo o trabalho em respeito as diferenças que existem, trabalhamos com criatividade e uma equipe sempre muito qualificada, para que possam realizar um serviço diferenciado para vocês”, disse. Andréia ainda complementou falando do trabalho em rede junto as pastas da Saúde e Educação, onde o apoio e trabalho conjunto das secretarias busca atender os usuários da melhor forma possível.

Em seu pronunciamento, o prefeito Milton Schmitz falou do carinho e admiração pela comunidade carazinhense. “Vocês estão do nosso lado lutando e nos ajudando diariamente e nós estamos aqui no poder público com a missão de construir um Carazinho melhor para todos, trabalhando com um governo diferente, com profissionais qualificados e técnicos em todas as secretarias”, enfatizou.

A programação da manhã contou com a encantadora apresentação musical de representantes da Oficina de Música da APAE e do grupo de alunos da EMEF Patronato Santo Antônio.

Após, foram formados os três grupos para participarem dos seguintes eixos:

I. Tema: “A Assistência Social como direito do Povo”, coordenação da A.S. Franciele Bohrer e relatora Psicóloga Mayse Fragoso.

II. Tema: “Financiamento Público”, coordenação A.S. Cecília Paz e relatora A.S. Daniane Dhiel.

III. Tema: “Participação Social”, coordenação da A.S. Daiane Fortes e a relatora A.S. Daiana Pivatto.

A conferência contou também com um almoço especial e ao longo da tarde a programação continua com a realização de apresentações culturais, palestra, entre outras atividades.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin