24 AGO 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC e CEMAEE promovem II Encontro de Educação Especial

“Novas perspectivas para a Educação Inclusiva” é o tema do II Encontro de Educação Especial, que iniciou na noite da sexta-feira (23) e lotou o auditório da UPF Carazinho.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação – SMEC e o CEMAEE, a abertura do evento contou com a presença do prefeito Milton Schmitz; o coordenador da educação básica, Lúcio Martins Pinto, representando a secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira; coordenadora da Educação Especial, Marta Jaqueline Poerch; diretor do CEMAEE, Marcelo Sommariva Vieira; presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber; diretora da UPF Carazinho, Munira Awad, além de educadores e demais profissionais da área.

O encontro tem como objetivo desenvolver o conhecimento em relação a educação inclusiva. A inclusão social é obrigatória, mas para que ela aconteça é necessário a atualização dos conceitos nas práticas pedagógicas e compreender como o processo funciona.

Em seu pronunciamento, o diretor do CEMAEE destacou que o encontro visa dar oportunidade de ouvir e falar sobre a inclusão, pois muito se tem a aprender e entender sobre esse assunto de grande relevância social.

O prefeito Milton Schmitz agradeceu a presença de todos e falou da importância do tema. “Estamos vendo que Carazinho está avançando a passadas largas, mas ainda há muito por fazer. No cuidado com a educação, na inclusividade, com um olhar sensível e ações diferentes, precisamos avançar nessa área”, ressaltou.

Neste ano, o CEMAEE desenvolveu o projeto “Aprender, Brincar e Reutilizar” que visa proporcionar aos alunos, um aprendizado de forma lúdica, oportunizando o brincar como ferramenta de aprendizado, com a utilização de cores, formas, números e letras que farão parte dos tapetes confeccionados com os banners usados, reaproveitando estes materiais.

A palestra da noite, foi ministrada pela psicóloga Vivian Nolasco, que abordou o tema “Vamos falar sobre autismo? Quando a escola faz questão”.

Neste sábado, o evento continua durante a manhã com a apresentação cultural dos alunos do CEMAEE com o tema “De todas as cores” e a palestra “Ensinando a turma toda: as diferenças na escola” da professora de Ijuí, Marilise Diefenthaeler. À tarde, o Grupo Vocal Cantabile realizará uma emocionante apresentação e a palestra “Neurociência e o comportamento humano: reflexões sobre a nossa natureza nas interações sociais” fica a cargo da doutora Isabel Amaral Martins.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin