29 AGO 2019
SEC. FAZENDA E ARRECADAÇÃO
LDO: aumento na projeção da proposta orçamentária para 2020

Na manhã desta quinta-feira (29) foi realizada no auditório da Secretaria de Educação – SMEC a audiência pública para a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o ano de 2020.

De acordo com o secretário da Fazenda, Adroaldo De Carli, a LDO determina as diretrizes orçamentárias, ou seja, ações que serão executadas no ano de 2020 decorrentes das receitas estimadas. “A partir dessas diretrizes, é projetado uma imagem dos valores que serão aplicados dentro do nosso município no ano que vem. Além das despesas de custeio da administração, ações que serão realizadas no próximo exercício”, explica.

A LDO é uma peça orçamentária que possui conexão direta com o Plano Plurianual – PPA correspondente aos quatro anos da gestão municipal. Entre suas finalidades, as diretrizes orçamentárias orientam a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual – LOA para o alcance dos objetivos das metas do PPA e ampliam também a capacidade do município de garantir o provimento de bens e serviços à população além de priorizar o equilíbrio entre receitas e despesas.

O secretário Adroaldo apresentou a proposta orçamentária de Carazinho para 2020, sendo sua projeção de R$ 258 milhões. Em relação a 2019, houve um aumento de aproximadamente R$ 11 milhões. Sobre o valor projetado, o secretário mostrou-se otimista.

“É de grande importância trabalhar com metas, prioridades e manutenção de algumas áreas. Com esse valor projetado haverá um incremento a mais, principalmente, na questão de reestruturação urbana, obras, saúde, educação, áreas que atendem diretamente a comunidade, disse. De Carli ainda destacou que é preciso ser realista em relação aos recursos. “Gostaríamos de poder contemplar todos os programas desenvolvidos, mas nem sempre é possível. Precisamos ter cautela e otimizar as receitas, para termos tranquilidade no desenvolvimento de projeções e metas”, finaliza.

Na oportunidade, as secretárias Anelise Almeida (Saúde) e Sandra Denise Bandeira Guerra (Educação), falaram sobre alguns projetos e metas que pretendem desenvolver nas secretarias no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin