18 SET 2019
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
DMT promove atividades na Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, onde todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade.

O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é o mesmo do Maio Amarelo: “No Trânsito, o sentido é a vida”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da Semana Nacional do Trânsito é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

As atividades que envolvem a semana visam focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, pois quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade, exigindo dos outros, o mesmo comprometimento.

Nesse sentido, o Departamento Municipal de Trânsito de Carazinho, ligado a Secretaria de Desenvolvimento, está com uma programação especial, confira:

Blitz educativa em frente as Escolas Públicas e Privadas, conscientizando os pais da importância em respeitar as leis de trânsito;

Escolinhas de Trânsito (iniciando nesse sábado, dia 21/09/19, na rua Itararé, frente ao número 417, aberto às crianças de três (03) a seis (06) anos de idade;

Blitz educativa na Avenida Flores da Cunha, com distribuição de materiais de divulgação;

Palestras e palestrinhas em Escolas agendadas.