19 SET 2019
SEC. GERAL DO GOVERNO
Atividades do projeto Carazinho Mais Esporte e Educação iniciam em outubro

Uma reunião na Secretaria Municipal de Educação – SMEC na tarde da quarta-feira (18) tratou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), desenvolvida pela governo do estado, e o projeto educacional que será implantado no município “Carazinho Mais Esporte e Educação”.

Na oportunidade, representantes da Fundação La Salle explicaram como será desenvolvido o projeto em Carazinho em conjunto com a administração municipal. O programa foi aprovado junto à Lei de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), sendo Carazinho pioneiro no interior do estado.

O projeto ofertará mais de 600 vagas, as quais terão acesso a oito modalidades esportivas. O “Carazinho Mais Esporte e Educação” agregará todas as redes da educação (pública ou privada) do município.

De acordo com o coordenador geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, a faixa etária contemplada será dos 07 aos 15 anos de idade, os alunos precisarão comprovar no momento de sua inscrição, a frequência escolar e os requisitos para participar do projeto. O início das aulas acontece no dia 16 de outubro, com duração até setembro de 2020. O coordenador ainda anunciou o lançamento oficial do “Carazinho Mais Esporte e Educação”, que será dia 09 de novembro.

Após o encontro na SMEC, reunião teve continuidade na EMEF Eulália Vargas Albuquerque (Caic). Representantes da Fundação La Salle, secretário Geral de Governo, Jorge Dutra, coordenador pedagógico da SMEC, Lúcio Martins Pinto, diretor do Departamento Municipal de Esportes, Adriano Diefenthaeler dos Santos, equipe diretiva do Caic e o presidente da Fundescar, Gilberto Kamphorst discutiram sobre as inscrições dos alunos interessados. As inscrições poderão ser feitas na própria EMEF Eulália Vargas Albuquerque ou na Fundescar.

A equipe que trabalhará em função do projeto, será composta por um coordenador(a); um professor(a) de Educação Física e dois estagiários da área. Ao todo, o programa prevê o aporte de R$ 157.000,00 para pagamento dos profissionais que trabalharão no programa e equipamentos esportivos, os recursos são oriundos do ICMS das empresas Eletrocar e TW Transportes, patrocinadores do programa.

Estiveram presentes representando a Fundação La Salle, além do coordenador geral, Lucinei Hanauer, o coordenador de esportes, Maurício Lang e o assessor contábil, Edgar Soares. Também acompanhou o encontro, a diretora do colégio La Salle de Carazinho, Francisca Doering.

Carazinho Mais Esporte e Educação

O objetivo do projeto educacional é integrar programas, ações e eventos da prefeitura de Carazinho e região, capaz de expressar uma política de Esportes e Lazer e a percepção de valor compartilhado para as empresas parceiras.

O Carazinho Mais Esporte e Educação visa melhorar os índices de participação das crianças e adolescentes em atividades físicas, bem como diminuir os índices de evasão escolar e fazer com que estes alunos se envolvam com práticas saudáveis.

O projeto será composto por oito modalidades: voleibol, basquete, futsal, futebol sete, futebol de campo, tênis de mesa, handebol e badmínton.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin