Ir para conteúdo do site
Siga

Ir para conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

30/11/2019 às 13:53:00
Família Acolhedora: carinho, cuidado e afeto

Mais de 150 PESSOAS de Carazinho e região estiveram reunidas na sexta-feira (29) no salão social do Clube Comercial para a I Capacitação de Acolhimento Familiar de Carazinho.

O evento promovido pelo governo municipal por meio do Serviço de Acolhimento Familiar da secretaria de Desenvolvimento Social teve como objetivo apresentar e divulgar o serviço junto a comunidade e região, bem como captar famílias e capacitar a Rede de Proteção.

O Acolhimento Familiar tem se constituído como alternativa mais humanizada, que permite que a criança ou adolescente tenha atendimento individualizado, cercado de cuidados e afeto em ambiente familiar saudável.

Em Carazinho, o serviço de Acolhimento Familiar existe desde 2016 e conta atualmente com 05 famílias cadastradas aptas a acolher e 02 famílias em processo de capacitação.

Na abertura do evento, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento social, Andréia Schmitz, falou sobre a importância do Programa Família Acolhedora destacando que acolher é uma atitude generosa.

Ressaltou também a situação delicada que os Programas de Assistência, como os CRAS e os demais equipamentos vem enfrentando devido a falta de repasses do governo Federal para sua manutenção.

“Em muitos municípios mais de 50% dos públicos dos CRAS estão sem atenção, mas em Carazinho, graças a determinação e apoio do prefeito Milton Schmitz, os programas estão sendo mantidos com recursos próprios e muita economia”, afirma a secretaria.

O prefeito Milton destacou o programa Família Acolhedora e sua importância como forma diferenciada e humanizada de atender as crianças e adolescentes que necessitam de um acolhimento em ambiente familiar saudável.

Sobre a falta de repasse do governo disse: "não podemos permitir que nenhum serviço seja interrompido devido a relevância que representa para as pessoas que estão em vulnerabilidade social".

A programação do evento contou com palestras interessantes. A primeira foi ministrada pelo juiz da vara da Infância e Juventude, Bruno Massing de Oliveira, que falou sobre O direito a convivência familiar e a Lei 13.257/2016.

Em um segundo momento a promotora de Infância e Juventude, Adriana Costa, abordou o tema "O papel do Ministério Público na fiscalização dos serviços de Acolhimento Familiar", posteriormente o juiz coordenador do CEJUSC/ Santo Ângelo, Luis Carlos Rosa palestrou sobre "Acolhimento Familiar como medida prioritária".

A programação seguiu durante a tarde abordando assuntos de muita relevância e depoimentos de algumas famílias acolhedoras. Um momento muito especial.

Estiveram também presentes no evento, a vereadora Janete Roos de Oliveira representando a Câmara Municipal e a presidente do COMDICACAR, Vânia dos Santos. A equipe técnica do Família Acolhedora de Carazinho é composta pela psicóloga, Caroline Zanella e a assistente social, Luisa Proença.


Fonte: Assessoria de Comunicação
 
 
 
 
Prefeitura de Carazinho-RS
SIGA-NOS
endereço
ENDEREÇO
Av. Flores da Cunha, nº 1264
CEP: 99500-000
atendimento
ATENDIMENTO
De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
contato
CONTATO
(54) 3331-2699
prefeitura@carazinho.rs.gov.br
newsletter
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber, em seu e-mail, informativos da Prefeitura de Carazinho
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia