17 JAN 2020
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Lâmpadas LED: mais iluminação e economia na conta de luz

No início da semana foi assinado no gabinete do prefeito Milton Schmitz junto a empresa Quark Engenharia de Joinville/SC, a ordem de serviço para o início dos trabalhos de instalação de 9.501 lâmpadas LED em toda a cidade.

A substituição dos novos equipamentos pelas lâmpadas convencionais deve começar no início de fevereiro, com previsão de cinco meses para a conclusão total. Em média a cada mês serão trocadas 2,5 mil lâmpadas.

As LEDs consomem entre 50% e 70% menos energia que as lâmpadas convencionais, além de gerar mais luminosidade e possuir uma vida útil de 17 anos. Com essa mudança a administração municipal estima reduzir em 60% o gasto de energia elétrica. Atualmente, cerca de R$ 200 mil são destinados para o pagamento da iluminação pública, valor que deve cair para R$ 80 mil após a troca dos equipamentos.

Após cinco anos, prazo estimado em que o investimento nas LEDs deverá ser pago, os carazinhenses terão uma redução de 6% para 3% na taxa de iluminação pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin