14 FEV 2020
SEC. SAÚDE
Município participa de encontro sobre o Coronavírus

Profissionais de Saúde de Carazinho participaram na quinta-feira (13) de um encontro promovido pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na Universidade de Passo Fundo. Na ocasião, foram apresentadas orientações a cerca do novo agente do Coronavírus (nCoV-2019) e o plano de contingência estadual.

Como método de precaução, ajustou-se que a partir dessa reunião haverá a elaboração do plano de contingência municipal. Participaram da reunião, a secretária da Saúde em exercício, Ana Pádua, equipes da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, além de representantes técnicos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital de Caridade de Carazinho – HCC.

O coronavírus 2019 (2019-nCoV) é um novo vírus que causa infecções respiratórias em humanos. A OMS emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.

Importante ressaltar que não há nenhum caso confirmado no Brasil, apenas suspeitas que tem sido descartadas. Apesar disso, a situação pode mudar de um dia para o outro.

Foto: Smith Collection/GADO

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin