14 ABR 2020
SEC. SAÚDE
Sobre o uso de máscaras

O uso das máscaras caseiras é recomendado pelo Ministério da Saúde. É necessário que todos passem a utilizá-las como forma de diminuir o risco de contaminação da Covid-19.

A produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação do coronavírus. Se for sair de casa para eventuais necessidades, orienta-se que todos usem máscaras, evitando que pessoas assintomáticas transmitam o vírus sem saber.

😷 Como fazer uma máscara caseira?

Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. Nunca compartilhe sua máscara, o uso é individual. Saiba mais: https://bit.ly/3aeOSHS.

🚶‍♀️ AO SAIR DE CASA

- Use sempre que sair;
- Se ficar úmida, é necessário ser trocada, por isso, leve sempre uma máscara reserva;
- O tempo máximo de uso de uma máscara caseira é de 2h. Acondicione essa máscara reserva em um recipiente higienizado.

🏠 AO CHEGAR EM CASA

- Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel antes de retirar a máscara;
- O acessório precisa ser lavado pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado;
- Lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

IMPORTANTE‼️

O uso de máscara caseira não substitui as medidas de distanciamento social e os cuidados com higiene.

A população deve usar apenas máscaras simples, feitas em casa, que podem ser confeccionadas com alguns materiais.

As máscaras cirúrgicas e as N95, já em falta, devem ser exclusivas de profissionais de saúde, pacientes com Covid-19 e quem cuida de pacientes. Caso tenha em casa, faça a sua doação na Secretaria Municipal da Saúde.