29 ABR 2020
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC: um gesto de carinho às famílias da rede

A equipe da Secretaria Municipal de Educação – SMEC iniciou nesta quarta-feira (29) por meio das escolas da rede municipal de ensino mais uma ação de solidariedade e apoio às famílias de alunos do município.

Sem expectativa para a retomada normal das aulas e com o retorno das merendeiras para as suas atividades, a SMEC subsidiou e orientou as escolas para a oferta de uma refeição para os alunos levarem para suas residências.

“Um pedacinho da escola que a gente leva pra casa”, descreveu Élia de Fátima Mendonça Prado, mãe de dois alunos da EMEF Presidente Castelo Branco. Dona Élia ainda falou sobre a felicidade em receber a novidade. “É uma ação de coração. Meus filhos sentem muita falta da escola e por meio desse gesto eles podem sentir um pouco da escola em casa, além de nos ajudar bastante”, destacou.

A SMEC informa que, percebendo a adesão da comunidade escolar, a partir da próxima semana a entrega de refeições será ampliada para dois dias, quartas e sextas-feiras, das 11h às 12h30, contando ainda com a entrega de produtos que provêm da agricultura familiar.

Moradora do bairro Santa Terezinha e mãe de um aluno da Políbio do Valle, Ladir Giovanello destacou que essa ação será de grande auxílio para a comunidade que realmente necessita. “É uma ação muito importante”, disse.

Nesta manhã, a SMEC dividiu-se em quatro grupos para acompanhar a entrega das refeições em todas as EMEIs e EMEFs. As escolas da rede municipal receberam sugestões de cardápios elaborados pela nutricionista da SMEC, Elenise Ehrhardt, e nas visitas constatou-se uma grande variedade de refeições, tais como: sopa de lentilha, polenta com molho bolonhesa ou frango, arroz, feijão, frango assado, carreteiro acompanhado com pão, e ainda algumas EMEI's e EMEF's ofereceram pudim, torta de bolacha, arroz doce, gelatina, sagu, entre outros, sempre prezando por alimentos com qualidades nutritivas.

Para as famílias que desejam receber o alimento, é necessário que levem um recipiente para a retirada, além de seguir as recomendações para prevenção ao Covid-19, como o uso de máscaras, higienização com álcool gel e respeitada a distância entre as pessoas. No local, funcionários orientarão a comunidade escolar sobre as medidas.