20 MAI 2020
SEC. GERAL DO GOVERNO
Eletrocar esclarece cobrança pela média de consumo

Com o objetivo de explicar a população sobre os valores das contas de energia elétrica emitidas pelas Centrais Elétricas de Carazinho, ELETROCAR em abril e que gerou muitas reclamações principalmente em redes sociais, o prefeito Milton Schmitz convocou a presidência e diretoria da concessionária para dar os devidos esclarecimentos.

A reunião aconteceu na manhã de terça-feira (19) no gabinete e contou com a presença do coordenador do Procon, representantes do Conselho de Consumidores, secretários de governo, assessores, vereadores e imprensa.

Devido a pandemia do Coronavírus, a Eletrocar, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL realizou o faturamento das contas levando em consideração a média de consumo dos últimos 12 meses. A decisão foi adotada pela ANEEL devido as medidas restritivas de circulação de pessoas e da necessidade de isolamento de servidores das concessionárias que pertenciam ao grupo de risco ao Covid-19.

Em Carazinho, como em muitos municípios, a medida não foi compreendida por parte da população que considerou os valores equivocados gerando descontentamentos e reclamações.

A direção esclarece que o faturamento por média foi realizado apenas no fim de março e começo de abril, e nesse período, de um total de quase 30 mil unidades consumidoras, a empresa recebeu oficialmente apenas 22 reclamações por meio de seus CANAIS de comunicação disponíveis, que são o telefone 0800, o aplicativo e a partir dessa semana de forma presencial.

No Facebook, rede social que a empresa não atende, foram direcionados grande número de reclamações e identificadas pelo menos 50 publicações onde os consumidores foram agressivos e caluniosos. Elas estão sendo analisadas pela assessoria jurídica da empresa e medidas cabíveis serão tomadas.

Um vídeo de aproximadamente 8 minutos detalhando a forma como as leituras foram realizadas no período foi apresentado na ocasião, confira na íntegra ➡️ https://bit.ly/3g38NO5. Os diretores esclareceram ainda que erros podem eventualmente serem cometidos, mas que equívocos percebidos são corrigidos imediatamente.

O prefeito Milton Schmitz destacou que o encontro foi importante para esclarecer a situação e ressaltou que as leituras já estão sendo feitas de forma presencial, assim como o atendimento na empresa para aquelas pessoas que tenham dúvidas.