19 JUN 2020
SEC. SAÚDE
Conhecimento compartilhado

A atuação conjunta do Executivo Municipal por meio da Secretaria da Saúde, UPA e Hospital de Caridade de Carazinho – HCC no combate ao novo coronavírus, tem chamado atenção de gestores de municípios da região pelos resultados positivos no controle a doença. Carazinho é referência no cuidado de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

Em função desse cenário e com o objetivo de alinhar estratégias e protocolos de enfrentamento ao coronavírus, com foco nas ações de monitoramento e atendimento precoce já nos primeiros sintomas, ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) no Salão Nobre do HCC, uma reunião onde participaram prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram a Comarca de Carazinho e também a microrregião que tem o HCC como referência hospitalar. Na ocasião, os gestores puderam conhecer esses protocolos de tratamento que poderão utilizá-los na assistência aos seus pacientes. O encontro foi promovido pelo HCC, prefeitura e Ministério Público.

Conforme a secretária da Saúde, Anelise Almeida, a ideia é compartilhar esses protocolos e formar um grupo de ajuda. “Precisamos compartilhar nossas experiências, fortalecer nossa rede e nossa microrregião”, disse.

O prefeito Milton Schmitz ressaltou o trabalho que está sendo realizado no município destacando a importância de compartilhar esse conhecimento. “Se nos protegermos em conjunto protegeremos um ao outro. Essa nossa região pode ser cuidada de uma forma diferente”.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, disse que além de manter os números controlados da Covid-19 em Carazinho, existe a preocupação com a evolução dos casos nos municípios da região que acabam sendo encaminhados para o HCC, já que a instituição de saúde é referência para uma população aproximada de 200 mil habitantes. “Por isso a importância de se alinhar estratégias de enfrentamento a doença”, afirma o presidente.

O promotor Paulo Estevam destacou a importância da disseminação das práticas e estratégias adotadas para que a pandemia permaneça controlada em Carazinho.

Os trabalhos foram apresentados aos prefeitos e secretários de saúde pelo diretor técnico do Hospital, o médico Darlan Lara e pela médica pneumologista Silvia Senger. O diretor técnico da UPA, médico Gustavo Espanhol e a enfermeira chefe do monitoramento da secretaria da Saúde, Denise Dal Ri mostraram ao público como é feita a Rede de Atendimento e a importância da Unidade Virtual Covid-19, um prontuário único onde todo o profissional de saúde tem acesso. “Em Carazinho, nenhum paciente é desassistido”, afirma Gustavo.