03 AGO 2020
SEC. SAÚDE
CAPS Infantil, um espaço mais acolhedor

A administração municipal iniciou uma nova fase para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) na tarde desta segunda-feira (03), um ciclo que zela ainda mais pelo cuidado da saúde mental das crianças e adolescentes de Carazinho.

Foi reinaugurada a sede do CAPSi e a Brinquedoteca do espaço, que fica localizado junto a Unidade de Saúde do bairro Vila Rica. O local passou por melhorias que requalificam sua infraestrutura a fim de proporcionar mais conforto e acolhimento para a equipe de profissionais e os usuários do CAPSi.

A secretária municipal da Saúde, Anelise Almeida, destacou que as mudanças no ambiente proporcionarão um trabalho melhor para esses profissionais que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes. “Avançamos muito com essas melhorias. A gente sabe que o serviço é feito por pessoas, mas o lugar é de grande importância. É dar credibilidade e melhores condições ao que o serviço precisa”, disse.

O CAPSi atende as demandas emocionais e psiquiátricas da infância e da adolescência como dependência química nessa faixa etária, transtornos mentais mais leves como fobias específicas, ansiedade de separação, problemas de atenção relacionados a déficit de atenção e hiperatividade, até os transtornos mais graves, como psicoses, transtornos de conduta e autismo.

Em seu pronunciamento, a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental, Valéska Walber, agradeceu a dedicação e apoio do prefeito Milton Schmitz e destacou que o incentivo da administração municipal faz toda a diferença no alcance dos resultados. Valéska ainda falou sobre a importância das melhorias do espaço e da Brinquedoteca na vida dos usuários do equipamento.

“Não é só um lugar com brinquedos, é um espaço terapêutico, que facilita a expressão de tudo aquilo que as crianças carregam, para que os profissionais possam melhor avaliar e intervir. A criança se cura brincando, pois ela vai de encontro com suas demandas emocionais por meio desta prática”, explica a coordenadora.

A coordenadora do CAPSi, Silvana Kemmerich, também destacou que o trabalho do CAPS Infantil está fortalecido nos últimos tempos, sendo respeitado e reconhecido. “São coisas que me enchem de orgulho, são conquistas alcançadas que mostram o quanto o nosso serviço é importante ao cuidar de crianças e adolescentes”, agradeceu.

O prefeito Milton Schmitz parabenizou a equipe e ressaltou a importância do trabalho realizado. “As pessoas que aqui trabalham possuem uma dedicação ímpar com as crianças e adolescentes que necessitam de uma atenção especial e se o ambiente oferecer melhores condições, for acolhedor, essas crianças terão com certeza resultados ainda melhores”, afirmou.

O CAPSi faz parte do serviço de Atenção à Saúde Mental do município, que é composto também pelo Caps II – Centro de Atenção Psicossocial, que atende pacientes adultos com quadros de depressão e insônia, dentre outros mais leves e transitórios, até demandas crônicas como doenças mentais graves e esquizofrenia.