15 JAN 2021
SEC. PLANEJAMENTO E URBANISMO
Obras da ciclovia devem reiniciar segunda

A obra da Ciclovia da avenida Pátria que foi interrompida temporariamente pela empresa executora, Competence Construção de Obras Civis Ltda, conforme o engenheiro responsável técnico Tiago André Tartas, deve reiniciar na próxima segunda-feira (18). Os motivos alegados pela empresa para a paralisação dos trabalhos estão relacionados a pandemia da Covid-19.

O responsável técnico informa que o prazo inicial para a execução da ciclovia era de 3 meses a contar do recebimento da ordem de serviço (18 de março de 2020), contudo, durante a execução de serviços ocorreram alguns fatos que impossibilitaram a execução total no prazo estipulado em contrato.

Explica que devido a pandemia houve atraso na entrega de materiais, após a retomada gradual dos serviços. Muitos materiais e insumos estão em falta ou sendo entregues com atraso, visto as fábricas estarem com efetivo reduzido, não conseguindo atender a demanda.

Em parte da nota explicativa ao município, após serem notificados, o diretor da empresa Vinícius Fantin, disse o seguinte:

“A obra não se encontra paralisada e muito menos abandonada, apenas foram suspensas as atividades durantes as festividades de Natal e Ano Novo, para férias coletivas, pois não adiantava manter as atividades em virtude de não haver material disponível pelas questões envolvendo a pandemia, bem como em função das férias coletivas dos fornecedores”.

A secretária de Planejamento, Vanderlise Girardello, entende que a obra iniciou comitantemente com a pandemia do Covid-19, prejudicando a execução e o andamento normal do serviço. Mas ressalta que de qualquer forma, o município notificou a empresa a retomar o trabalho o mais breve possível, sob pena de serem aplicadas as sanções previstas no contrato. Destaca que conforme os motivos alegados pela a empresa, a paralisação em nenhum momento refere-se a atrasos do recurso da emenda parlamentar do então deputado federal Onix Lorenzoni.

O valor total do investimento é de R$ 322.503,37 sendo que destes, R$ 250 mil são recursos provindos de emenda parlamentar e a complementação de recursos próprios. Até o momento já foi executado 44% da obra, correspondendo a R$142.162,95 do investimento.