20 JAN 2021
SEC. SAÚDE
Momento histórico e de esperança

Alento e esperança! Essas são as palavras que descrevem a cerimônia simbólica para o início da vacinação contra a Covid-19 em Carazinho. O evento foi realizado no Salão Nobre do HCC na tarde desta quarta-feira (20) e contou com a imunização de oito profissionais que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.

Em seu discurso, o prefeito Milton Schmitz celebrou o ato histórico para Carazinho, “estamos dando o primeiro passo para vencer esse vírus” e complementou, expressando solidariedade às 47 famílias que perderam seus familiares nessa batalha. O chefe do Executivo ainda salientou o trabalho incansável dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente. “Vocês salvaram e salvam muitas vidas, vocês são os nossos verdadeiros heróis”, agradeceu.

A secretária municipal da Saúde, Anelise Almeida, falou que a vacina traz esperança no enfrentamento a Covid-19. Um primeiro passo nessa luta, mas que apesar da imunização, é preciso manter todas as medidas de prevenção ao vírus.

O primeiro profissional vacinado na cerimônia com a dose inicial da vacina Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria coma Sinovac, foi o Enfermeiro Cléverson Metzdorf, representando os profissionais do SAMU. Cléverson atua há 9 anos como Enfermeiro Intervencionista do SAMU Carazinho.

Também receberam a Coronavac:

• Representando os Médicos da linha de frente, Dr. Darlan Martins Lara, diretor Técnico do HCC, médico intensivista da UTI e que atua na UTI-Covid. Darlan está no HCC desde novembro de 1993 e na UTI desde 1 de novembro de 1994, sendo 26 anos de dedicação ao HCC;

• Representando os Médicos da UPA, Dra. Luana Pretto Dias, que atua na Tenda Covid da UPA;

• Representando os profissionais da Atenção Básica, foi o médico da ESF Sommer, Dr. Márcio Dacroce. Márcio atua há 20 anos na Atenção Básica do município;

• Representando os Enfermeiros da UTI Covid e Unidade de Isolamento Covid do HCC, Enfermeira Iara Oliveira Pimental, que atua no HCC há 23 anos e atualmente está na UTI-Covid;

• Representando os Técnicos de Enfermagem da UTI-Covid, Isolamento Covid e da Secretaria de Saúde, o Técnico de Enfermagem Luís Antônio Oliveira dos Santos, que atua na UTI e Unidade de Isolamento Covid do HCC, no Laboratório Municipal e na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde;

• Representando os Enfermeiros e demais profissionais da UPA, Enfermeira Chari Francielli Bandeira, que atua na tenda Covid da UPA e HCC;

• Representando as funcionárias da higienização do HCC, Carina Alice Cardoso, que atua há 6 anos no HCC. Trabalha atualmente na Emergência e foi uma das primeiras a fazer a higienização da Unidade Covid.

Um momento histórico, onde a emoção tomou conta de todos os presentes, principalmente dos profissionais de saúde, heróis que atuam na linha de frente e sabem a importância do início desta imunização, com a esperança de uma retomada e da preservação de nossas vidas.

As técnicas de Enfermagem, Marlise Daiana Matos de Quadros e Jaqueline Delavy, da Sala de Vacinas Central, foram as responsáveis técnicas por aplicar a Coronavac.

Estiveram presentes no ato, a vice-prefeita Valéska Walber; presidente do HCC, Jocélio Cunha; representando o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid, promotor Paulo Estevam Araujo; presidente da Câmaras de Vereadores, Tenente Costa; além de representantes da Saúde do HCC, UPA, Unidades de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Central de Monitoramento, SAMU, Setor de Trasportes e demais setores da Secretaria de Saúde.

20/01/2021
Momento histórico e de esperança