29 ABR 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
COMBEA reestruturado

Com o objetivo de agilizar medidas voltadas à causa animal, foi realizada na tarde desta quinta-feira (29) no gabinete do prefeito Milton Schmitz, a posse do novo Conselho Municipal de Bem Estar Animal – COMBEA.

O prefeito Milton Schmitz destacou a importância desse importante passo e agradeceu a todos que se dispuseram a integrar o conselho. “Nosso município já avançou muito em relação a causa animal, mas por meio desse gesto tenho certeza que alcançaremos ainda mais conquistas. Obrigado a todos que diariamente, lutam firme em nome desta causa”, agradeceu.

O COMBEA possui a finalidade de estudar e propor as diretrizes para a formulação, implementação, adequação e fiscalização de políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos animais. Além disso, deve propor soluções às denúncias de violação dos direitos dos animais e fiscalizar a execução das ações voltadas à coibição de maus-tratos.

Após diversas reuniões junto às ONGs e protetoras independentes a fim de fortalecer a rede de atenção a causa animal, a vice-prefeita Valéska Walber em contato com órgãos, entidades e grupos indicados buscou movimentar representantes que já integravam o COMBEA e convidar novos membros para compor o conselho.

Valéska agradeceu a presença de todos e ponderou que o empenho de cada um para somar na causa animal é essencial. “É muito importante que tenhamos pessoas que olhem e se dediquem a essa causa, que estão aqui de forma voluntária e assim como nós, Governo Municipal, buscam resultados positivos”, disse.

Vinculado ao Departamento Municipal de Meio Ambiente - DEMA, o Conselho é composto por 10 membros titulares (5 representantes do Poder Público e 5 representantes da Sociedade Civil) e 10 suplentes. Com a nova estrutura, o COMBEA poderá agilizar questões fundamentais na defesa dos direitos dos animais e estabelecer diretrizes para um efetivo funcionamento.

Foram eleitos por aclamação ao cargo de presidente do COMBEA, Germano Oto Puttlitz e vice-presidente, Denise Dal Ri Braun. Na oportunidade, o presidente Germano agradeceu o convite e a oportunidade de representar o conselho, salientando que as ações devem ser realmente efetivas, indo além dos discursos.

Integrantes do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal

• Representantes do Poder Público:

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE (DEMA)

Titular: Camile Favero Dornelles

Suplente: Ligiane Almeida Paixão

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Titular: Denise Dal Ri Braun

Suplente: Patrícia Kemmerich

POLICIAMENTO AMBIENTAL

Titular: Sgto. Oneide Garcia

Suplente: Sold. Alexandre Kuensel Antunes

SMEC