02 JUN 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Município prepara política pública de inovação e tecnologia

A criação de uma Política Pública Municipal de incentivo a Inovação e Tecnologia foi tema de encontro realizado na tarde de terça-feira (01) no gabinete do Prefeito Milton Schmitz, juntamente com a vice-prefeita Valeska Walber e representantes das instituições de ensino superior UPF, Ulbra, IMED e UnilaSalle. Também participaram a secretária da Educação, Sandra Bandeira Guerra, Secretário de Desenvolvimento, Charles Setti, Procurador Jurídico do município, Gustavo Viapiana, coordenadora do Projeto Franciele Renner, diretores e coordenadores de governo.

Na ocasião, o agente de Planejamento e Orçamento Daniel Schu apresentou um anteprojeto de lei que estabelece medidas de incentivo à inovação, pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico no ambiente produtivo e social, que proporcione o desenvolvimento social e econômico sustentável de Carazinho.

Daniel esclareceu que com a criação de uma política pública será possível estabelecer parcerias com universidades para desenvolvimento de projetos.

“Chegam a nós vários projetos interessantes ligados à inovação e tecnologia, mas somos impossibilitados de estabelecer contrato de parceria porque não possuímos um ambiente jurídico legal que nos possibilite. O que estamos buscando é construir de forma colaborativa essa política pública, onde cada universidade poderá analisar o conteúdo do anteprojeto e dar sugestões”.

A Política de Inovação e Tecnologia ficará a cargo da secretária de Desenvolvimento e, por conter medidas amplas e ainda em construção, a partir da aprovação da lei pela Câmara Municipal, inicialmente os principais projetos de investimento serão em incubadoras, condomínios empresariais, empresas que tenham algum processo de inovação, parque científico e tecnológico.

Conforme o prefeito Milton Schmitz, a criação desta Política Pública é um legado para as próximas gestões. "Investir em tecnologia, educação e inovação é o futuro e tem nosso total apoio compromisso", afirma o prefeito.

Até dia 15 as Universidades deverão apresentar suas sugestões e a previsão da administração é que em julho o projeto seja encaminhado à Câmara para apreciação.