29 JUL 2021
SEC. FAZENDA E ARRECADAÇÃO
PPA é apresentado em audiência pública virtual

O Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2022-2025 foi tema de audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (29) de forma online. O PPA que irá nortear as ações do planejamento do município para os próximos quatro anos, segue as diretrizes das políticas municipais existentes, tendo como foco estratégico o fortalecimento das políticas sociais básicas.

O prefeito Milton Schmitz realizou a abertura da reunião e falou sobre a importância da apresentação do PPA para que a população conheça as expectativas, planos e metas do governo municipal para os próximos anos. “O PPA é a bússola da nossa administração para os anos seguintes. Uma organização de planos e metas, para termos o controle e medição para a gestão de Carazinho”, disse.

A audiência foi apresentada pelo secretário da Fazenda, Cleumar Moizes Tombini Citron acompanhado do agente de Planejamento e Orçamento, Daniel Shu, que explanou de forma sucinta e objetiva, dados da receita e despesas que englobam o orçamento do município.

A arrecadação do PPA foi prevista em R$ 1.368 bilhões, compreendendo a totalidade da receita da Administração Direta, assim como a receita própria das Autarquias e Fundações. Dois tipos de Programas compõem o PPA 2022-2025: programa Finalístico, aquele que resulta em bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade; e programa de Apoio Administrativo, aquele que engloba ações de natureza tipicamente administrativa que, embora colaborem para a consecução dos objetivos dos demais programas, não têm suas despesas passíveis de apropriação àqueles programas.

A secretária da Saúde, Anelise Almeida, também deu sua contribuição sobre o Plano Plurianual, destacando que estes recursos são muito importantes, pois são destinados a demandas que a comunidade necessita e que são expostas por meio das conferências e conselhos de saúde.

Ao final da audiência, o chefe do executivo esclareceu que amanhã (30), o PPA será protocolado na Câmara de Vereadores, para apreciação e contribuição dos vereadores a fim de atender os anseios da população.

Também participaram da realização da audiência, a vice-prefeita Valéska Walber, técnico em Contabilidade, Marco Eugênio Gardin de Almeida e a diretora de Comunicação, Denise Caetano.