20 OUT 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Amor pela leitura: aluna do 5º ano lê 174 livros na Plataforma Elefante Letrado

Amanda Tomaz Forchessato tem dez anos e uma paixão: livros. A aluna do 5º ano da EEEM Marquês de Caravelas é encantada pela leitura. Em menos de dois meses, de 24/08 a 07/10, leu 174 livros na Plataforma Elefante Letrado e com isso recebeu um certificado de reconhecimento.

“A leitura, além de um aprendizado, representa uma possibilidade de viajar através da imaginação. Conheço coisas novas, outras realidades”, relata Amanda.

A avó Lindamir Tomaz se encanta com o talento da neta, conta que aos seis anos a menina já estava alfabetizada, e inspirada por seus avós, com quem convive diariamente, nasceu o seu amor pelos livros e a curiosidade em explorar o mundo sem sair do lugar.

Passando pelos contos e fábulas de felizes para sempre dos livros infantis, aos poucos, ganham espaço na lista de obras lidas por Amanda outras narrativas, como animações, curiosidades científicas e culturais. Entre os autores preferidos na lista da pequena, se destacam Monteiro Lobato e Celina Bodenmüller, escritora de seu livro favorito ABCDEspaço.

Muito mais que um passatempo divertido, a leitura para Amanda é sinônimo de inspiração e conhecimento, foi a partir desta prática que desenvolveu habilidades na escrita e se tornou aluna destaque na disciplina de português da escola em que estuda.

Para quem não tem o costume de ler, Amanda deixa a mensagem:

“É importante ler. A leitura te faz sair do lugar, voar, é algo muito bom. Uma maneira de desenvolver a nossa mente”, finaliza.

Na última semana, o prefeito Milton Schmitz teve a honra de receber a visita da aluna acompanhada da avó no gabinete. O chefe do executivo parabenizou Amanda e destacou a felicidade em ver crianças motivadas por meio da educação. “Com certeza, a partir deste hábito que traz inúmeros benefícios, você faz e fará a diferença na vida das pessoas”, disse.

Elefante Letrado

A plataforma de leitura digital é voltada para escolas, projetada para desenvolver o hábito e a compreensão leitora em crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Com centenas de livros digitais de literatura infantil, dispostos em diferentes níveis de proficiência, nosso acervo conta com autores renomados como Ziraldo, Monteiro Lobato, dentre outros. Outro diferencial da ferramenta é que o aluno faz seu percurso de leitura, avançando nos diferentes níveis à medida que lê e realiza as atividades pedagógicas.

A ferramenta interativa e lúdica é em celulares, tablets ou computadores.