21 OUT 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
Comitê é unânime em encontrar área para presídio em Carazinho
Em reunião com o governador Eduardo Leite, na tarde de terça- feira (19), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o prefeito Milton Schmitz, acompanhando de uma forte comitiva formada por lideranças de Carazinho e região, se comprometeu em 20 dias a buscar uma área alternativa no município para a construção da Cadeia Pública Feminina de Passo Fundo, prevista para ser construída as margens da BR-285, a cerca de 5 km de Carazinho.

Após a agenda na capital, considerada extremamente positiva, foi realizada na tarde desta quinta-feira (21) no gabinete, uma importante reunião do Comitê Municipal que discute a execução da obra. O encontro reuniu, além do grupo que há vários meses está mobilizado na busca de uma solução para localização do presídio, um grande número de vereadores que deram ainda mais representatividade as decisões.

Na ocasião, ficou claro que Carazinho é parceiro do Governo do Estado e compreende a necessidade de se construir mais uma casa prisional, porém não no local previsto e nesse sentido, conforme já acordado com o governador, foi unânime a decisão do comitê para que o município coloque uma área de aproximadamente oito hectares a disposição para a construção do Presídio Feminino Regional. Decisão que deverá incluir nesse espaço novo, além do presídio feminino cujo recursos já estão aprovados, na sequência, o masculino, retirando a unidade penal localizada no bairro Santo Antônio, dentro da cidade de Carazinho.

“Somos favoráveis à construção de novas casas prisionais, modernas e bem estruturadas que possibilitem uma oportunidade de recuperação de apenados. Mas não no local onde é cogitada a obra neste momento'', disse o prefeito. Ainda segundo o chefe do executivo, o secretário de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo do estado, Mauro Hauschild, poderá visitar as áreas em Carazinho que forem ofertadas para o projeto.

Entre prós e contras, a frase que resume perfeitamente a realidade do momento em relação a construção de um presidio no município é simples e objetiva. “Precisamos tomar uma decisão racional. Ou teremos somente prejuízos com a construção do presidio no quintal de Carazinho, ou usufruímos de alguns benefícios trazendo a obra para o município ”, disse o vereador Daniel Weber.