26 JAN 2022
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Carazinho adere ao programa Juro Zero

O governo municipal por meio da secretaria de Desenvolvimento contará com o programa Avançar no Desenvolvimento Econômico – Programa Juro Zero lançado na última quinta-feira (20) pelo Governo do Estado. A iniciativa prevê a destinação de R$ 100 milhões na forma de subsídios para operações de crédito para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O programa viabilizará que até R$ 600 milhões sejam financiados pelo Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com juros pagos pelo Estado.

O secretário de Desenvolvimento, Charles Setti, destacou que essa iniciativa vem de encontro ao que o município propõe, que é estimular o movimento da economia.

O objetivo do programa é fortalecer e incentivar os empreendimentos para a retomada do crescimento a partir da injeção de recursos com juro zero e redução da burocracia na contratação. A expectativa é de que até 23 mil operações possam ser realizadas, 20% delas destinadas preferencialmente aos microempreendedores individuais (MEI).

Limites de valores e prazos para carência e pagamento

Os limites por operação estão sujeitos a análise de crédito e garantias, conforme exigência das instituições financeiras.

ENQUADRAMENTO

LIMITE POR OPERAÇÃO

CARÊNCIA

AMORTIZAÇÃO

MEI

R$ 10.000,00

12 meses

Microempresa

R$ 30.000,00

33 meses

Empresa Porte Pequeno

R$ 100.000,00

33 meses

Empresários que aderirem ao programa Juro Zero também terão a oportunidade de receber consultoria e capacitações do Sebrae. A instituição oferecerá acompanhamento aos empreendimentos com conteúdo e informações estratégicas para a tomada de crédito consciente, com o objetivo de reduzir os riscos de inadimplência e ampliar a sustentabilidade financeira dos negócios.

O acesso ao programa estará disponível a partir da próxima terça-feira (1º), quando Badesul, BRDE e a rede credenciada começarão a receber as solicitações de operações. Para financiamentos junto ao Badesul, o empreendedor poderá solicitar diretamente ao banco. No caso do BRDE, o atendimento será realizado por meio das cooperativas de crédito conveniadas (Sicredi, Sicoob, Cresol), que irão cadastrar os pedidos, verificar a documentação necessária para a liberação das operações e orientar as empresas.

Um programa que gera oportunidades, visa crescimento econômico, promove competitividade, além de fortalecer MEIS, ME e EPP e qualificar empreendedores.