13 ABR 2022
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SEC. SAÚDE
Conscientização contra a Dengue nas escolas

Com objetivo de conscientizar e prevenir a população em relação à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde têm realizado diversas ações no município.

Nesta semana, acadêmicos do curso de Enfermagem da Ulbra levaram conhecimento e informação aos alunos do 1º ao 5º ano de duas escolas por meio de atividades recreativas. Na EEEM Paulo Frontin, os acadêmicos que estagiam na ESF Camaquã conversaram e desenvolveram cartazes educativos sobre o cuidado com meio ambiente, limpeza de quintais e a necessidade de conscientizar a todos sobre o desenvolvimento do mosquito, já que é a única maneira de evitar a dengue.

Os alunos da EMEF João Goulart contaram com uma atividade especial, coordenada pelos estagiários da ESF Vila Rica, onde foram apresentados aspectos da dengue, sintomas e formas de prevenção, sendo uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes Aegypti.

Em ambos os momentos, foram apresentadas dicas de como manter a casa limpa, evitar criadouros com o acúmulo de água, colocar areia nos vasos de plantas, não despejar lixo em córregos, uso de repelentes, entre outras medidas de prevenção.

Uma ação importante, que visa por meio dos alunos disseminar o conhecimento aos familiares e comunidade, a fim de incentivar cuidados que devem partir de toda população.