04 MAI 2022
SEC. SAÚDE
2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

Iniciou na segunda-feira (2) em Carazinho a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Além de idosos e profissionais da área de saúde, a imunização será estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e outros grupos. Até o momento, o município conta com 6.589 pessoas imunizadas contra a gripe.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também segue acontecendo, com 677 pessoas já vacinadas. De acordo com a responsável técnica do setor de Vigilância Epidemiológica, Márcia Smaniotto, a vacinação do sarampo já faz parte das doses de rotina, ou seja, ficam disponíveis nos postos durante todo o ano. Com a realização da Campanha, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal na população e evitar surtos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacina controla os surtos da doença, reduz as internações, complicações e óbitos.

É muito importante que todos os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação. A vacinação impede a proliferação dos vírus e evita que aconteça uma maior pressão sobre o sistema de saúde.

1ª etapa - de 04/04 a 30/04

➡ Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde

2ª etapa - de 02/05 a 03/06

➡ Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

➡ Gestantes e puérperas

➡ Povos indígenas

➡ Professores

➡ Comorbidades