17 MAI 2022
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Realizada abertura da Semana Nacional de Museus no município

A noite de segunda-feira (17) foi marcada pela abertura da 20ª Semana Nacional de Museus no teatro do Sesc Carazinho. Promovido pelo Governo Municipal por meio da coordenação do Museu Olívio Otto administrado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, o evento contou com uma apresentação cultural do Coral Cantabile e do Centro Cultural Sandra Verônica da Maia Citolin. Após, a artista plástica Ilse Ana Piva Paim palestrou sobre o tema “A Semana da Arte Moderna de 1922 e sua Influência na Cultura Local”.

O evento integra a programação do Museu Olívio Otto, que a partir desta terça-feira (17) está com a exposição ‘Ver, ouvir e sentir’ com o objetivo de valorizar a cultura local.

Na ocasião, o coordenador do museu, Cláudio Damião Braun, destacou que esse momento visa resgatar a cultura local. “A Semana de Arte Moderna foi um marco na história da cultura brasileira e por meio da exposição e a palestra desta noite, queremos resgatar e valorizar a cultura carazinhense”, disse.

A dirigente municipal da Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, em seu pronunciamento salientou o trabalho realizado pelo Museu Olívio Otto, que se destaca no cenário local, regional e nacional, pela qualificação de sua equipe, de seus espaços, procedimentos técnicos, exigidos pelo Estatuto Nacional dos Museus, que garantem a preservação, pesquisa e exposição dos objetos da história de Carazinho.

Durante a palestra, Ilse Ana salientou a importância dos artistas locais e a importância que cada um tem nestes 91 anos de emancipação de Carazinho. A artista ainda relembrou pontos turísticos e locais históricos.

Estiveram presentes no momento, Departamento de Cultura, professores da Rede Municipal de Ensino, representantes da FUCCAR e Academia Carazinhense de Letras, artistas locais e comunidade em geral.