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Serviço
Atualizado em: 03/09/2019 às 16h56
PRESENCIAL
Saúde
Atendimento em Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.
Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento
Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Acesso
Presencial

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:
  • Febre alta, acima de 39ºC;
    Fraturas e cortes com pouco sangramento;
    Infarto e derrame
    Queda com torsão e,dor intensa ou suspeita de fratura;
    Cólicas renais;
    Falta de ar intensa;
    Crises Convulsivas;
    Dores fortes no peito;
    Vômito constante.
Documentação
É desejável que o paciente ao dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento esteja portando o CARTÃO SUS.
Contudo, não se constituem impedimentos para a realização do atendimento solicitado em qualquer estabelecimento de saúde:
- Inexistência ou ausência do Cartão Nacional de Saúde;
- Desconhecimento do número do Cartão Nacional de Saúde pelo usuário do SUS ou estabelecimento de saúde.
Custos
Gratuito.
Etapas do Serviço
- Acolher os pacientes e seus familiares em situação de urgência e emergência, sempre que buscarem atendimento na UPA 24h;
- Articular-se com a Atenção Básica, o SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, bem como com os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e outros serviços de atenção à saúde, por meio de fluxos lógicos e efetivos de referência e contrarreferência, ordenados pelas Centrais de Regulação de Urgências e complexos reguladores instalados nas regiões de saúde;
- Prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento;
- Funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192;
- Realizar consulta médica em regime de pronto atendimento nos casos de menor gravidade;
- Realizar atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à UPA 24h;
- Prestar apoio diagnóstico e terapêutico conforme a sua complexidade; e
- Manter pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminhar aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
Previsão de Atendimento
A previsão do tempo para o atendimento origina do Protocolo de Classificação de Risco, entendido como um processo de gestão do risco clínico que tem por objetivo estabelecer prioridade para o atendimento dos cidadãos que acessam os serviços de urgência e emergência.
Protocolo de classificação de risco: O Protocolo de Manchester
VERMELHO (EMERGÊNCIA) = 0 MINUTOS
LARANJA (MUITO URGENTE) = 10 MINUTOS
AMARELO (URGENTE) = 60 MINUTOS
VERDE (POUCO URGENTE) = 120 MINUTOS
AZUL (NÃO URGENTE) = 240 MINUTOS
Para maiores informações sobre o Protocolo de Classificação de Risco pode ser obtido pelo seguinte link: https://www.carazinho.rs.gov.br/imgeditor/08271632950_Anexo 12 Protocolo de Enfermagem e Acolhimento e Classificação de risco.pdf
Prioridades de Atendimento
A prioridade de atendimento fundamenta-se no Protocolo de Classificação de Risco.
É prevista ainda a prioridade de atendimento de crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiências.
Adicionalmente serão priorizados os atendimentos à pacientes conforme a mensuração de escala de dor.
 
Responsável pelo serviço:
Associação Mahatma Gandhi
Associação Mahatma Gandhi
Responsável pelo atendimento
ATENDIMENTO:
Sempre aberto.
TELEFONE:
(54) 3329-5228
ENDEREÇO:
Rua Piratini, 300
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária
Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária
Anelise Schell Almeida
ATENDIMENTO:
Manhã: 8h às 11h30min Tarde: 13h30min às 17h
TELEFONE:
(54) 3331-1083
ENDEREÇO:
Av. Pátria, 736
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De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
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(54) 3331-2699
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